Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38193
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorKRONIG, Rosangela-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Glícia Jesus de-
dc.contributor.authorSOARES, Gustavo Henrique Galindo-
dc.contributor.authorSILVA, Liliane Oliveira da-
dc.contributor.authorSANTOS, Marcos Paulo Marques dos-
dc.date.accessioned2025-11-10T14:19:04Z-
dc.date.available2025-11-10T14:19:04Z-
dc.date.issued2025-06-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Glicia Jesus de ; SOARES, Gustavo Henrique Galindo; SILVA, Liliane Oliveira da; SANTOS, Marcos Paulo Marques dos. Desenvolvimento de um chatbot para pequenas empresas do ramo alimentício. 2025. Trabalho de conclusão de curso ( Curso Superior de Tecnologia em Informática para Negócios ) - Faculdade de Tecnologia" Adib Moisés Dib". São Bernardo do Campo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/38193-
dc.description.abstractEste artigo apresenta o desenvolvimento de um chatbot para pequenas empresas do ramo alimentício, com o objetivo de otimizar o atendimento inicial ao cliente via WhatsApp e aprimorar a gestão de pedidos. A pesquisa, de caráter explicativo e método hipotético-dedutivo, combinou pesquisa bibliográfica com aplicada para o desenvolvimento de um produto tecnológico. A problemática central identificada foi a sobrecarga dos atendentes humanos com dúvidas repetitivas, comprometendo a produtividade e a agilidade na resposta ao cliente em micro e pequenas empresas. A plataforma Infobip foi a ferramenta central escolhida, destacando-se por sua interface low-code e recursos nativos como uma base de dados para gestão de produtos e FAQs, além de APIs para integração com WhatsApp e funcionalidades de Processamento de Linguagem Natural (NLP) e Base de Intenções. O desenvolvimento do chatbot envolveu fases de planejamento, implementação de fluxos de conversação intuitivos e testes, com adaptação do escopo diante de limitações técnicas, como a inclusão de imagens nos botões, que foi postergada para futuras iterações. Embora o produto atual não colete dados pessoais, a análise de LGPD e segurança da informação gerou a necessidade de consentimento explícito e medidas de proteção para futuras expansões. A principal contribuição do chatbot reside na autonomia que proporciona aos pequenos empreendedores para gerir sua base de informações, reduzindo a dependência de especialistas e liberando recursos para o core business. O projeto visa a ser o alicerce para um sistema de gestão de encomendas mais completo, com futuros aprimoramentos.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents the development of a chatbot for small businesses in the food sector, aiming to optimize initial customer service via WhatsApp and enhance order management. The research, explanatory in nature and employing a hypothetico-deductive method, combined bibliographic and applied research for the development of a technological product. The central problem identified was the overload of human attendants with repetitive inquiries, compromising productivity and response speed for micro and small businesses. The Infobip platform was the core tool chosen, standing out for its low-code interface and native features, such as a database for product and FAQ management, in addition to APIs for WhatsApp integration, and Natural Language Processing (NLP) and Intent Base functionalities. The chatbot's development involved planning 2 phases, implementation of intuitive conversation flows, and testing, with scope adaptation due to technical limitations, such as the inclusion of images in buttons, which was postponed for future iterations. Although the current product does not collect personal data, the analysis of LGPD (General Data Protection Law) and information security projected the need for explicit consent and protective measures for future expansions. The chatbot's main contribution lies in the autonomy it provides to small entrepreneurs to manage their information base, reducing dependence on specialists and freeing up resources for their core business. The project aims to be the foundation for a more complete order management system, with future enhancements.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Informática para Negóciospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher126pt_BR
dc.subjectAdministração de empresapt_BR
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um chatbot para pequenas empresas do ramo alimentíciopt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.typeBannerpt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Entrega em Desenvolvimento_G4N_06ºS_Revisão 20250610_Versão Final (2).pdfpequenas empresas404.95 kBAdobe PDFView/Open
Banner - Chatbot Pequena Empresa.pptx548.12 kBMicrosoft Powerpoint XMLView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.