Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37995| Título: | SGTG: Sistema de Gerenciamento de Trabalho de Graduação - Fase 3 |
| Autor(es): | CASTRO, Cesar Augusto Queiroz de DONATTI JUNIOR, Fausto Alberto BORIN, Pedro Henrique |
| Orientador(es): | SABINO, Marcio Rodrigues |
| Outro(s) contribuidor(es): | SABINO, Marcio Rodrigues NAVA, Marcos Roberto SILVA, Vagner Luiz da |
| Tipo documental: | Monografia |
| Palavras-chave: | Desenvolvimento de software (educação);Gerenciamento eletrônico de documentos |
| Data do documento: | 18-Dez-2024 |
| Editor: | 163 |
| Referência Bibliográfica: | CASTRO, Cesar Augusto Queiroz de; DONATTI JUNIOR, Fausto Alberto; BORIN, Pedro Henrique. SGTG: Sistema de Gerenciamento de Trabalho de Graduação - Fase 3. 2024. Trabalho de Graduação (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Faculdade de Tecnologia de Mogi Mirim, Mogi Mirim, 2024. |
| Resumo: | Diante da crescente demanda por trabalhos de conclusão de curso na Fatec Mogi
Mirim, este projeto visou desenvolver um sistema de gerenciamento para otimizar o
processo e facilitar a comunicação entre coordenação, professores e alunos. Através
da metodologia de pesquisa bibliográfica e do design thinking, foram identificadas as
principais necessidades e desenvolvidos módulos específicos para atender às
diferentes etapas do trabalho de graduação. Foram desenvolvidas fichas de
requisitos, diagramas UML e protótipos de telas juntamente com backend para as
seguintes funcionalidades: mapa de agendamento de bancas, área de status para
acompanhamento do progresso dos trabalhos. Foram implementados também o
backend para um módulo de comunicados para a coordenação e geração de atas de
aprovação. Os resultados obtidos até o momento demonstram a viabilidade técnica
do projeto e a sua potencialidade para transformar a gestão dos trabalhos de
graduação. Como próximos passos, serão realizadas as implementações do backend
e frontend restantes, além da inclusão de novas funcionalidades como o controle de
versões do trabalho escrito. Espera-se que o sistema desenvolvido contribua para a
melhoria da organização e da eficiência do processo de conclusão de curso,
oferecendo uma plataforma intuitiva e completa para todos os envolvidos. Given the growing demand for course completion work at Fatec Mogi Mirim, this project aimed to develop a management system to optimize the process and facilitate communication between coordination, teachers and students. Through bibliographic research and design thinking methodology, the main needs were identified and specific modules were developed to meet the different stages of the undergraduate work. Requirements sheets, UML diagrams and screen prototypes were developed together with backend for the following functionalities: stall scheduling map, status area for monitoring work progress. The backend for a communications module was also implemented for coordinating and generating approval minutes. The results obtained so far demonstrate the technical feasibility of the project and its potential to transform the management of undergraduate work. As next steps, the remaining backend and frontend will be implemented, in addition to the inclusion of new features such as version control of written work. It is expected that the developed system will contribute to improving the organization and efficiency of the course completion process, offering an intuitive and complete platform for everyone involved. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37995 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TG2 - SGTG.pdf Restricted Access | TG - SGTG | 2.89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.