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Título: Explorando padrões em dados: uma análise de ferramentas de mineração de dados
Autor(es): MARQUES, Gabriel Pereira
Orientador(es): TOMAZELA, Maria das Graças Junqueira Machado
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Mineração de dados;Machine learning
Data do documento: Jun-2024
Editor: 003
Referência Bibliográfica: MARQUES, Gabriel Pereira. Explorando padrões em dados: uma análise de ferramentas de mineração de dados. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas)-Faculdade de Tecnologia José Crespo Gonzales, Sorocaba, 2024.
Resumo: A mineração de dados é uma técnica que visa descobrir padrões e informações úteis em grandes conjuntos de dados. Com o aumento constante da quantidade de dados produzidos e armazenados, essa técnica tornou-se essencial para a análise de informações e a tomada de decisões em diversas áreas. Utilizando algoritmos e técnicas específicas, a mineração de dados identifica padrões, tendências e correlações ocultas. O objetivo deste trabalho foi comparar três ferramentas populares de mineração de dados disponíveis gratuitamente, avaliando-as para diferentes níveis de experiência de usuário. Para isso, foi realizada uma pesquisa experimental, onde as ferramentas selecionadas foram testadas com bases de dados pré-instaladas. Os critérios de avaliação incluíram facilidade de instalação, interface, funcionalidades, capacidade de visualização e desempenho geral nas tarefas de mineração de dados. A análise dos resultados revelou descobertas sobre a eficácia, eficiência e usabilidade de cada ferramenta. O Orange destacou-se pela interface intuitiva e capacidade de visualização, sendo ideal para iniciantes. O Knime mostrou-se flexível e personalizável, mas com uma curva de aprendizado maior. O Weka, embora interessante com seus algoritmos, mostrou uma interface menos atrativa e moderna. Em suma, essa abordagem sistemática ofereceu uma compreensão aprofundada das características e desempenho das ferramentas, fornecendo bases para escolhas informadas futuras.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37753
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