Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37564
Título: A importância do programa farmácia popular no Brasil: uma revisão integrativa
Autor(es): BENEDITO, Camily Leticia Araújo
SOUZA, Giovanni Serra
BRANDÃO, Isabella Evelyn
QUEIROZ, Jamilly Cristina Santos
CHIOATO, Luísa Burilo
MELLO, Andressa Ranzani Nora
Orientador(es): MELLO, Andressa Ranzani Nora
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Farmácia;Medicamento;Assistência à saúde
Data do documento: Dez-2024
Editor: 059
Referência Bibliográfica: BENEDITO, Camily Leticia Araújo et al. A importância do programa farmácia popular no Brasil: uma revisão integrativa, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Farmácia) - Etec Dr. Francisco Nogueira de Lima, Casa Branca, 2024.
Resumo: Introdução: A Farmácia Popular é um programa do governo brasileiro criado em 2004 para ampliar o acesso a medicamentos essenciais a preços reduzidos ou gratuitamente. Através de parcerias com farmácias privadas e unidades próprias, o programa tem contribuído para a melhora da qualidade de vida, prevenção de complicações de doenças crônicas e redução de internações hospitalares. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi mostrar a importância do Programa Farmácia Popular no Brasil para o acesso aos medicamentos e garantia dos tratamentos. Método: Tratou se de uma revisão integrativa de literatura, cuja busca aconteceu nas bases de dados BVS, SCIELO e PubMed, utilizando os descritores: medicamentos, farmácia popular, programa governamental, assistência farmacêutica. Os artigos que foram excluídos não contemplavam o assunto abordado e/ou não estavam no intervalo de publicação dos últimos 10 anos. Resultados e conclusão: O Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB) contribuiu para ampliar o acesso a medicamentos essenciais e reduzir internações e óbitos por hipertensão e diabetes, especialmente entre pessoas de baixa renda e com doenças crônicas. No entanto, persistem desigualdades regionais, com acesso limitado no Norte e Nordeste. Obstáculos ao uso incluem escassez de medicamentos e falta de informação sobre o programa. Conclui-se que o Programa Farmácia Popular é essencial para a equidade no acesso a medicamentos, mas o monitoramento contínuo é necessário para melhorar a assistência e garantir atendimento adequado às populações vulneráveis.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37564
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
farmacia_2024_2_camily_benedito_a_importancia_do_programa_farmacia_popular_no_brasil_uma_revisao_integrativa.pdf
  Restricted Access
346.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.