Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37511
Título: O desafio da gestão de carreira da geração z: uma análise do perfil e competências
Autor(es): FERNANDES, Nykolas Freires Franco
SILVA, Vanusa Xavier dos Anjos
Orientador(es): TEIXEIRA, Marina Codo Andrade
KUMANAYA, Daniele Regina Garcia
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Gestão por Competências
Data do documento: 2024
Editor: 184
Referência Bibliográfica: FERNANDES, Nykolas Freires Franco; SILVA, Vanusa Xavier dos Anjos. O desafio da gestão de carreira da geração z: uma análise do perfil e competências, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos) - Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, 2024
Resumo: Este artigo tem como objetivo explorar os desafios da gestão de carreira para a Geração Z (GenZ), investigando o perfil, as competências e as particularidades desse grupo no ambiente de trabalho, além de fazer uma análise do perfil de competências. O estudo realiza uma pesquisa teórica sobre as características da GenZ, destacando aspectos como ambição, autoconfiança e inclinação para o empreendedorismo, além de examinar como esses fatores afetam sua gestão de carreira e como a gestão de carreira se encontra na atualidade. A metodologia utilizada é de natureza exploratória e qualitativa, e inclui análise de documentos e questionário aplicado a estudantes de ensino superior. Além de considerar a influência da tecnologia no comportamento da GenZ, o artigo aborda as preferências dessa geração por flexibilidade, inovação e equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Ademais, investiga como o contexto organizacional e as novas orientações profissionais(entre elas, a "carreira líquida") afetam suas escolhas e aspirações profissionais. Ao fim da pesquisa, espera-se responder à pergunta de pesquisa: “Quais são os principais desafios da GenZ na condução da sua gestão de carreira?”
This article aims to explore the challenges of career management for Generation Z (GenZ), investigating the profile, skills, and particularities of this group in the workplace and providing an analysis of their skill profile. The study conducts theoretical research on the characteristics of GenZ, highlighting aspects such as ambition, self-confidence, and entrepreneurial inclination, and examines how these factors impact their career management and the current state of career management. The methodology employed is exploratory and qualitative in nature, including document analysis and a questionnaire administered to higher education students. In addition to considering the influence of technology on GenZ behavior, the article addresses this generation's preferences for flexibility, innovation, and work-life balance. Furthermore, it investigates how the organizational context and new professional orientations (including "liquid careers") influence their choices and professional aspirations. At the end of the research, the study aims to answer the research question: “What are the main challenges of GenZ in managing their career paths?”.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37511
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
recursoshumanos_2024_2_nykolasfreiresfrancofernandes_odesafiodagestaode.pdf
  Restricted Access
800.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.