Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37432| Title: | Inteligência emocional para o desenvolvimento da liderança |
| Authors: | ASSIS, Júlia Guedes de Britto OLIVEIRA, Letícia Yuki Tadocoro de |
| Advisor: | MOLINA, Mariângela Ferreira Fuentes KUMANAYA, Daniele Regina Garcia |
| type of document: | Artigo Científico |
| Keywords: | Inteligência emocional;Liderança;Competência profissional |
| Issue Date: | 2024 |
| Publisher: | 184 |
| Citation: | ASSIS, Júlia Guedes de Britto; OLIVEIRA, Letícia Yuki Tadocoro de. Inteligência emocional para o desenvolvimento da liderança,2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos) - Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, 2024 |
| Abstract: | O artigo examina a relevância da Inteligência Emocional (IE) no contexto corporativo, focando no impacto da IE sobre a eficácia da liderança. O estudo fundamenta-se em uma revisão bibliográfica e pesquisa de campo, na qual líderes responderam a questionários, com o objetivo de explorar como a IE pode melhorar o desempenho de líderes e, consequentemente, das equipes. Com base em teorias de autores como Goleman e Chiavenato, o artigo apresenta as principais habilidades de IE, como autoconhecimento, autocontrole, motivação, empatia e habilidades sociais, e discute a importância dessas competências para a resolução de conflitos e aumento da produtividade. A pesquisa revelou que a falta de IE em líderes gera impactos negativos, como baixa motivação e conflitos, enquanto o desenvolvimento dessas habilidades pode promover ambientes de trabalho mais saudáveis. Conclui-se que investir na IE dos líderes contribui para o bem-estar organizacional e o crescimento sustentável das empresas. The article examines the relevance of Emotional Intelligence (EI) in the corporate context, focusing on the impact of EI on leadership effectiveness. The study is based on a literature review and field research, in which leaders responded to questionnaires with the aim of exploring how EI can improve leader and team performance. Based on theories from authors such as Goleman and Chiavenato, the article presents the main EI skills, including selfawareness, self-control, motivation, empathy, and social skills, and discusses the importance of these competencies for conflict resolution and productivity improvement. The research revealed that a lack of EI in leaders has negative impacts, such as low motivation and conflicts, while developing these skills can promote healthier work environments. It is concluded that investing in leaders’ EI contributes to organizational well-being and the sustainable growth of companies. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37432 |
| Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| recursoshumanos_2024_2_juliaguedesdebrittoassis_inteligenciaemocionalparaodesenvolvimento.pdf Restricted Access | 1.09 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.