Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37432
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMOLINA, Mariângela Ferreira Fuentes-
dc.contributor.advisorKUMANAYA, Daniele Regina Garcia-
dc.contributor.authorASSIS, Júlia Guedes de Britto-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Letícia Yuki Tadocoro de-
dc.date.accessioned2025-10-28T18:26:20Z-
dc.date.available2025-10-28T18:26:20Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationASSIS, Júlia Guedes de Britto; OLIVEIRA, Letícia Yuki Tadocoro de. Inteligência emocional para o desenvolvimento da liderança,2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos) - Faculdade de Tecnologia de Mogi das Cruzes, Mogi das Cruzes, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/37432-
dc.description.abstractO artigo examina a relevância da Inteligência Emocional (IE) no contexto corporativo, focando no impacto da IE sobre a eficácia da liderança. O estudo fundamenta-se em uma revisão bibliográfica e pesquisa de campo, na qual líderes responderam a questionários, com o objetivo de explorar como a IE pode melhorar o desempenho de líderes e, consequentemente, das equipes. Com base em teorias de autores como Goleman e Chiavenato, o artigo apresenta as principais habilidades de IE, como autoconhecimento, autocontrole, motivação, empatia e habilidades sociais, e discute a importância dessas competências para a resolução de conflitos e aumento da produtividade. A pesquisa revelou que a falta de IE em líderes gera impactos negativos, como baixa motivação e conflitos, enquanto o desenvolvimento dessas habilidades pode promover ambientes de trabalho mais saudáveis. Conclui-se que investir na IE dos líderes contribui para o bem-estar organizacional e o crescimento sustentável das empresas.pt_BR
dc.description.abstractThe article examines the relevance of Emotional Intelligence (EI) in the corporate context, focusing on the impact of EI on leadership effectiveness. The study is based on a literature review and field research, in which leaders responded to questionnaires with the aim of exploring how EI can improve leader and team performance. Based on theories from authors such as Goleman and Chiavenato, the article presents the main EI skills, including selfawareness, self-control, motivation, empathy, and social skills, and discusses the importance of these competencies for conflict resolution and productivity improvement. The research revealed that a lack of EI in leaders has negative impacts, such as low motivation and conflicts, while developing these skills can promote healthier work environments. It is concluded that investing in leaders’ EI contributes to organizational well-being and the sustainable growth of companies.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher184pt_BR
dc.subjectInteligência emocionalpt_BR
dc.subjectLiderançapt_BR
dc.subjectCompetência profissionalpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleInteligência emocional para o desenvolvimento da liderançapt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
recursoshumanos_2024_2_juliaguedesdebrittoassis_inteligenciaemocionalparaodesenvolvimento.pdf
  Restricted Access
1.09 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.