Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36211
Title: Técnicas de endomarketing e motivação para evitar altos índices de turnover nas organizações
Other Titles: Internal marketing and motivation techniques to avoid high turnover rates in organizations
Authors: ROCHA, Renata Ito
Advisor: HERZER, André Luiz Osvaldo
type of document: Monografia
Keywords: Endomarketing;Motivação
Issue Date: 1-Jun-2024
Publisher: 155
Citation: ROCHA, Renata Ito. Técnicas de endomarketing e motivação para evitar altos índices de turnover nas organizações. Orientador: André Luiz Osvaldo Herzer. 2024. 19 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de Tecnologia em Gestão Comercial) – Fatec Itaquaquecetuba, Itaquaquecetuba, 2024.
Abstract: Considerando a importância de entender como a motivação e o bem-estar físico e mental interfere nos altos índices de turnover (rotatividade), esta pesquisa buscou estudar os impactos do endomarketing no âmbito motivacional dos colaboradores, com o intuito de diminuir os índices de turnover das organizações. Para isso, tornou-se relevante estudar o que é endomarketing e a sua relação com a motivação, compreender o que é turnover e como ele surge nas empresas e relacionar endomarketing e motivação ao combate da alta rotatividade. Diante dessas questões observou-se, por meio de pesquisa bibliográfica, que a falta de ações motivacionais, clima organizacional ruim, a não identificação do colaborador com a cultura da empresa e a má escolha no processo seletivo são fatores relevantes para aumentar os índices de turnover. Tendo isso em vista, constatou-se a importância da implementação constante do endomarketing quanto a criar uma boa relação com os colaboradores, por meio do uso das técnicas organizacionais baseadas na comunicação interna e na gestão voltada para as pessoas que fazem parte da estrutura da empresa. Quando vivenciada constantemente e de maneira correta gera maior produtividade, melhor motivação, melhor lugar para se trabalhar e, consequentemente, menor rotatividade.
Considering the importance of understanding how motivation and physical and mental well-being interfere with high turnover rates, this research sought to study the impacts of internal marketing on the motivational scope of employees, with the aim of reducing employee turnover rates. organizations. To this end, it has become relevant to study what internal marketing is and its relationship with motivation, understand what turnover is and how it arises in companies and relate internal marketing and motivation to combating high turnover. Faced with these issues, it was observed, through bibliographical research, that the lack of motivational actions, poor organizational climate, the employee's failure to identify with the company's culture and poor choices in the selection process are relevant factors in increasing turnover rates. . With this in mind, the importance of constantly implementing internal marketing was noted in order to create a good relationship with employees, through the use of organizational techniques based on internal communication and management focused on the people who are part of the company's structure. . When experienced constantly and correctly, it generates greater productivity, better motivation, a better place to work and, consequently, lower turnover.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/36211
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.