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Título: Natureza da música (progressão musical)
Título(s) alternativo(s): Nature of music (musical progression)
Autor(es): SILVA, Ana Beatriz Camilo da
OLIVEIRA, Maria Eduarda da Silva
MACHADO, Yago Felipi de Moura
Orientador(es): GOMES, José William Pinto
Outro(s) contribuidor(es): SCAFI, José Mário Frasson
CAVALCANTE, Marcos Túlio
Tipo documental: Relatório Técnico
Palavras-chave: C# (linguagem de programação);Jogos eletrônicos;Música;Jogos musicais
Data do documento: 27-Jun-2025
Editor: 004
Referência Bibliográfica: SILVA, Ana Beatriz Camilo da; OLIVEIRA, Maria Eduarda da Silva; MACHADO, Yago Felipi de Moura. Natureza da música (progressão musical), 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Americana “Ministro Ralph Biasi”, Americana, 2025.
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo digital de plataforma 3D com temática musical, voltado ao público infanto-juvenil. O objetivo principal foi criar uma experiência interativa que unisse jogabilidade acessível com elementos narrativos envolventes, utilizando a coleta de notas musicais como mecânica central. A protagonista é transportada para um mundo fantástico onde a música foi perdida, e cabe ao jogador ajudá-la a restaurar os sons coletando elementos musicais ao longo das fases. O projeto foi desenvolvido na engine Unity, com modelagens autorais e cenários tridimensionais, permitindo total imersão visual e sonora. A metodologia adotada envolveu um processo iterativo de desenvolvimento, com marcos definidos mensalmente. Para controle de qualidade, foram aplicados testes alfa e beta com foco na jogabilidade, desempenho e clareza dos objetivos propostos. O processo de desenvolvimento também contemplou aspectos técnicos, como estruturação de código em C#, uso de ferramentas gratuitas e organização em pastas e prefabs, assegurando um fluxo de trabalho eficiente.
This paper presents the development of a 3D platform digital game with a musical theme, aimed at a child and youth audience. The main objective was to create an interactive experience that combines accessible gameplay with engaging narrative elements, using the collection of musical notes as the central mechanic. The protagonist is transported to a fantasy world where music has been lost, and it is up to the player to help restore sound by collecting musical elements throughout the stages. The project was developed using the Unity engine, with original 3D modeling and fully immersive visual and sound environments. The adopted methodology involved an iterative development process with monthly milestones. For quality control, alpha and beta tests were applied, focusing on gameplay, performance, and clarity of objectives. The development process also included technical aspects such as C# code structuring, the use of free tools, and an organized folder and prefab system to ensure an efficient workflow
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35918
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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