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Title: Como lidar com os conflitos nas organizações
Other Titles: How to deal with conflicts in organizations
Authors: NOGUEIRA, Patrick
DELIBERALI, William Chiarini
Advisor: PACANO, Fábio Augusto
Other contributor: TANAAMI, Samuel
FISCHER, Luciana
type of document: Monografia
Keywords: Administração de conflitos;Ambiente de trabalho
Issue Date: 24-Nov-2015
Publisher: 175
Citation: NOGUEIRA, Patrick; DELIBERALI, William Chiarini. Como lidar com os conflitos nas organizações. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2015.
Abstract: O conflito é um aspecto natural da convivência humana em sociedade, portanto sua presença é comum no ambiente organizacional composto por pessoas de diferentes comportamentos, cultura, gerações, hábitos, ideias e níveis sociais. Assim, o objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão bibliográfica sobre as causas e efeitos dos conflitos que ocorrem dentro das organizações, e que geram grandes impactos em suas relações. Segundo os modelos clássicos de gestão, o conflito é algo negativo, considerado prejudicial e na maioria das situações é ignorado pelos gestores. Porém, a visão contemporânea considera o conflito como algo inevitável e que deve ser gerenciado de maneira adequada para que promova mudanças no ambiente de trabalho. Para ilustrar essas situações, dois estudos de casos com dois tipos de organizações diferentes foram analisados nesta revisão. O primeiro estudo de caso refere-se aos conflitos organizacionais no contexto hospitalar, onde é analisada a visão dos técnicos e auxiliares de enfermagem sobre a capacidade do enfermeiro em lidar com os conflitos diários em um hospital universitário. O segundo estudo trata-se da análise dos conflitos ocorridos entre o corpo gerencial de uma multinacional do setor químico, após uma mudança estrutural, feita pela matriz, que causou grande impacto na subsidiária brasileira. Neste trabalho são apresentados os principais tópicos sobre as causas e melhores estratégias para gestão de conflitos organizacionais, e ficou evidente que quando administradas de maneira adequada, as situações conflituosas tornam-se grandes aliadas ao desenvolvimento e crescimento da empresa e seus funcionários. O maior desafio é escolher a melhor estratégia de resolução para cada caso, ouvindo e compreendendo todos os envolvidos, buscando minimizar os efeitos negativos e aumentar os efeitos construtivos para promover o bem-estar entre os funcionários e o crescimento da empresa.
The Conflict is a natural aspect of the human life in society, so the conflict presence in the organizational environment composed by people with different behaviors, culture, habits, ideas, from different generations and social levels is common. Thus, the objective of this study is to present a literature review about the causes and effects of conflicts that occur within organizations, generating major impacts on their relationships. According to classic models of management, the conflict is considered something negative, harmful and it is ignored by managers at most situations. However, the contemporary view considers the conflict as something inevitable which must be managed properly to promote changes in the workplace. To illustrate these situations, this review paper analyzes two case studies about conflicts at organizations. The first case study refers to organizational conflicts at a hospital, wherein the nurse's ability to deal with daily conflicts at a university hospital is analyzed by the vision of technicians and nursing assistants. The second case study deals with the analysis of the conflicts occurred between the management team of a multinational industry in the chemical sector, after a structural change, made by their head office, causing great impact on the Brazilian subsidiary. This paper focus on the main topics about the conflict’s causes and consequences, the best strategies for organizational conflict management, and it points out that when conflicts are appropriately managed, it becomes great allies to the development and growth of the company and its employees. The biggest challenge is to choose the best resolution strategy for each case, listening and understanding everyone involved, seeking to minimize negative consequences and maximize constructive effects to promote wellbeing among employees and the company's growth.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35825
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