Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35815
Título: Escassez da mão de obra: fatores que contribuíram para a crise do comércio varejista
Autor(es): BRAVO, Jéssyka Guttau
ARAÚJO, Leandro Pablo Soares
MENEZES, Lucas Rodrigues Lima de
SOUZA, Tiago Alves de
Orientador(es): CRISTOVÃO, Michelle Gonçalves Ramos
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Varejo;Mão de obra;Precarização do trabalho
Data do documento: 27-Jun-2025
Editor: 122
Referência Bibliográfica: BRAVO, Jéssyka Guttau et al. Escassez da mão de obra: fatores que contribuíram para a crise do comércio varejista. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) na Etec Dona Escolástica Rosa – CD. U.M.E. 28 de Fevereiro, Santos-SP, 2025.
Resumo: Este artigo analisa as transformações históricas e sociais que impactam o setor varejista, propondo a possível ruptura de um ciclo marcado por exploração e desigualdade. O artigo aborda a crescente rejeição da população a empregos nesse segmento, mesmo diante de sua tradicional oferta de vagas, discutindo como a concentração de riqueza frequentemente se sustenta em mecanismos de precarização laboral, refletindo padrões históricos de opressão. O objetivo central é investigar as causas da escassez de mão de obra no varejo, relacionando-a às condições de trabalho desfavoráveis, comparando essas práticas com sistemas históricos de exploração, como a escravidão no Brasil, e discutindo como o acesso à informação e melhores oportunidades estão redefinindo as expectativas dos trabalhadores. A metodologia baseia-se em revisão bibliográfica, abrangendo livros, artigos científicos e materiais audiovisuais que discutem relações de trabalho no varejo, estabelecendo paralelos.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35815
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.