Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35779
Título: A qualidade de vida no trabalho para a prevenção da síndrome de burnout na geração Z
Título(s) alternativo(s): Quality of life at work to prevent burnout syndrome in generation Z
Autor(es): CORREIA, Geane Salamin
TELES, Isabella de Sousa
LUSTOSA, Juliana de Jesus
OLIVEIRA, Maria Clara da Silva
SANTOS, Rogelica dos
SILVA, Valeska Fidelis da
Orientador(es): ROCHA, Lilian Aparecida Perin Moreira
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Qualidade de vida;Estresse profissional
Data do documento: Jun-2025
Editor: 199
Referência Bibliográfica: CORREIA, Geane Salamin. TELES, Isabella de Sousa. LUSTOSA, Juliana de Jesus. OLIVEIRA, Maria Clara da Silva. SANTOS, Rogelica dos. SILVA, Valeska Fidelis da. A qualidade de vida no trabalho para a prevenção da síndrome de burnout na geração Z, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Recursos Humanos) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2025
Resumo: Este estudo investiga a relação entre qualidade de vida no trabalho e a prevenção da Síndrome de Burnout, com foco específico na Geração Z. Motivada pela crescente preocupação com a saúde mental no ambiente corporativo, a pesquisa considera os desafios únicos enfrentados por essa geração, como o excesso de informações, a pressão por desempenho e a busca pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional. O objetivo foi comparar diferentes gerações e identificar estratégias eficazes para prevenir o burnout entre profissionais da Geração Z. A metodologia envolveu uma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo, por meio de um questionário com 15 perguntas fechadas, aplicado via Google Forms. Os resultados indicam que a promoção da qualidade de vida no trabalho — por meio de iniciativas como horários flexíveis, possibilidade de trabalho remoto, apoio psicológico e programas de bem-estar — desempenha um papel fundamental na redução da exaustão emocional. O estudo conclui que empresas que priorizam a saúde mental não apenas reduzem o risco de burnout, mas também contribuem para o desenvolvimento de ambientes organizacionais mais saudáveis, produtivos e sustentáveis.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35779
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
rh_2024_1_c-n_geane_qualidade.pdf457.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.