Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/357
Title: Tecnologia da informação na gestão da cadeia de suprimentos: uso do VMI na indústria de gases
Other Titles: Information technology in supply chain management: use of VMI in the gas industry
Authors: FANHA, Rodrigo
Advisor: VENTURA, Acácia de Fátima
type of document: Artigo científico
Keywords: Logística;Sistemas de informação;Cadeia de suprimentos
Issue Date: 4-Jul-2016
Publisher: 004
Citation: FANHA, Rodrigo. Tecnologia da informação na gestão da cadeia de suprimentos: uso do VMI na indústria de gases, 2016. Artigo de graduação( Curso de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2016. Trabalho apresentado no VII Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza - FatecLog. Americana, 2016
Abstract: Diante de um cenário cada vez mais competitivo, as organizações buscam alternativas que garantam sua sobrevivência no mercado. Dentro desse contexto para aprimorar a eficiência de suas operações, as organizações buscam novas práticas na Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM – Supply Chain Management), por exemplo, o VMI (Vendor Managed Invectory) mais conhecido como Estoque Gerenciado pelo Fornecedor. A partir do exposto, a pesquisa teve como objetivo estudar, conceituar e identificar a importância da Tecnologia da Informação (TI) na SCM. O estudo visa mostrar que o uso da prática do VMI vem ao encontro das dificuldades e necessidades que a SCM enfrenta em seus processos a fim de reduzir gargalos na entrega de pedidos, informações desencontradas, melhora na acuracidade de seus estoques, o que interfere na eficiência da SCM. Neste caso, é imperativo o uso da TI. A utilização da ferramenta VMI na indústria de gases promove vários benefícios. Foram utilizadas as pesquisa Descritiva e Exploratória uma vez que o objetivo principal é descrever a prática VMI na indústria de Gases. Pode-se concluir que os fornecedores, no caso as Industrias de Gases Industrias e seus clientes, ao utilizarem o VMI serão beneficiados. Sob essa perspectiva, o uso de práticas como VMI somado a outras tecnologias, como o monitoramento a distância, torna-se a informação integrada e em tempo real garantindo uma gestão alinhada com a CS em que as informações estão disponíveis para o cliente, fornecedor e até mesmo para o operador logístico ao mesmo tempo, mostrando que a implantação dessas tecnologias são extremamente atrativas diante dos benefícios que os fornecedores, clientes e operadores logísticos terão a sua disposição.
Description: Artigo apresentado no VII FatecLog (Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza, 7, 20 a 21 de maio de 2016. Faculdade de Tecnologia de Americana. Curso de Tecnologia em Logística)
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/357
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20161S_FANHARodrigo_CD2665.pdf353.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.