Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35431
Title: | Transformações digitais no autismo através da inteligência artificial cognitiva |
Other Titles: | Digital transformations in autism through cognitive artificial intelligence Transformaciones digitales en el autismo a través de la inteligencia artificial cognitiva |
Authors: | SEMENSATO, Myrella Caroline Francisco AMAFALDO, Rafael Antônio |
Advisor: | NEVES, João Emmanuel D'Alkmin |
type of document: | Artigo Científico |
Keywords: | Transtorno do espectro autista;Inteligência artificial;Inclusão digital;Inovações tecnológicas |
Issue Date: | 28-Jun-2025 |
Publisher: | 004 |
Citation: | SEMENSATO, Myrella Caroline Francisco, AMAFALDO, Rafael Antônio. Transformações digitais no autismo através da inteligência artificial cognitiva, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia "Ministro Ralph Biasi" Americana, Americana, 2025. |
Abstract: | Este artigo, propõe o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis, direcionado a indivíduos que possuem o Transtorno do Espectro Autista, durante a infância o desenvolvimento humano é influenciado por uma variedade de fatores, sociais, históricos, individuais, que impactam em habilidades cognitivas e emocionais. A partir de pesquisas bibliográficas realizadas, um aplicativo que fornece um ambiente interativo, e funcionalidades altamente personalizáveis como a comunicação aumentativa e alternativa, o calendário com programação de tarefas, jogos educativos e um dos pontos especiais, sendo o feedback emocional que poderá permitir que as intervenções sejam adaptadas às especificidades e às particularidades de cada usuário, visando o maior desenvolvimento da autonomia e da inclusão social, mostrou a viabilidade técnica e o potencial de mais uma solução para contribuir na qualidade de vida da pessoa com Transtorno do Espectro Autista, sendo de importante destaque que a análise da pesquisas bibliográficas existentes e com base na aplicação de conceitos teóricos para a construção do aplicativo, o mesmo não possui participação direta de usuários e responsáveis This article proposes the development of a mobile application aimed at individuals with Autism Spectrum Disorder. During childhood, human development is influenced by a variety of social, historical, and individual factors that impact cognitive and emotional skills. Based on bibliographical research, the feasibility of an application that provides an interactive environment with highly customizable features has been analyzed. These features include augmentative and alternative communication, a calendar for task scheduling, educational games, and, notably, an emotional feedback system that allows interventions to be adapted to the specific needs of each user. The goal is to enhance autonomy and social inclusion. It is important to highlight that this study is based on the analysis of existing bibliographical research and the application of theoretical concepts for the development of the application, without the direct participation of users and their guardians Este artículo propone el desarrollo de una aplicación móvil dirigida a personas con Trastorno del Espectro Autista. Durante la infancia, el desarrollo humano está influenciado por una variedad de factores sociales, históricos e individuales que impactan las habilidades cognitivas y emocionales. Basado en la investigación bibliográfica realizada, se analizó la viabilidad de una aplicación que proporciona un entorno interactivo con características altamente personalizables. Estas características incluyen comunicación aumentativa y alternativa, un calendario para la programación de tareas, juegos educativos y, notablemente, un sistema de retroalimentación emocional que permite adaptar las intervenciones a las necesidades específicas de cada usuario. El objetivo es fomentar la autonomía y la inclusión social. Es importante destacar que este estudio se basa en el análisis de investigaciones bibliográficas existentes y en la aplicación de conceptos teóricos para el desarrollo de la aplicación, sin la participación directa de los usuarios y sus tutores. |
Description: | Artigo publicado na Revista Refas, São Paulo, v.11, n.5, jun. 2025. ISSN 2359-182X. Disponivel em: https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/783/554 |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35431 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
20251S_Myrella Caroline Francisco Semensato_OD2669.pdf Restricted Access | 802.14 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy | |
Comprovante pub. - Myrella Caroline Francisco Semensato.pdf Restricted Access | 1.38 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy | |
Equivalência - Myrella Caroline Francisco Semensato.pdf Restricted Access | 922.06 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy | |
TA - Myrella Caroline Francisco Semensato.pdf Restricted Access | 796.76 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.