Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35431
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorNEVES, João Emmanuel D'Alkmin-
dc.contributor.authorSEMENSATO, Myrella Caroline Francisco-
dc.contributor.authorAMAFALDO, Rafael Antônio-
dc.date.accessioned2025-09-02T17:46:32Z-
dc.date.available2025-09-02T17:46:32Z-
dc.date.issued2025-06-28-
dc.identifier.citationSEMENSATO, Myrella Caroline Francisco, AMAFALDO, Rafael Antônio. Transformações digitais no autismo através da inteligência artificial cognitiva, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia "Ministro Ralph Biasi" Americana, Americana, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35431-
dc.descriptionArtigo publicado na Revista Refas, São Paulo, v.11, n.5, jun. 2025. ISSN 2359-182X. Disponivel em: https://www.revistarefas.com.br/RevFATECZS/article/view/783/554pt_BR
dc.description.abstractEste artigo, propõe o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis, direcionado a indivíduos que possuem o Transtorno do Espectro Autista, durante a infância o desenvolvimento humano é influenciado por uma variedade de fatores, sociais, históricos, individuais, que impactam em habilidades cognitivas e emocionais. A partir de pesquisas bibliográficas realizadas, um aplicativo que fornece um ambiente interativo, e funcionalidades altamente personalizáveis como a comunicação aumentativa e alternativa, o calendário com programação de tarefas, jogos educativos e um dos pontos especiais, sendo o feedback emocional que poderá permitir que as intervenções sejam adaptadas às especificidades e às particularidades de cada usuário, visando o maior desenvolvimento da autonomia e da inclusão social, mostrou a viabilidade técnica e o potencial de mais uma solução para contribuir na qualidade de vida da pessoa com Transtorno do Espectro Autista, sendo de importante destaque que a análise da pesquisas bibliográficas existentes e com base na aplicação de conceitos teóricos para a construção do aplicativo, o mesmo não possui participação direta de usuários e responsáveispt_BR
dc.description.abstractThis article proposes the development of a mobile application aimed at individuals with Autism Spectrum Disorder. During childhood, human development is influenced by a variety of social, historical, and individual factors that impact cognitive and emotional skills. Based on bibliographical research, the feasibility of an application that provides an interactive environment with highly customizable features has been analyzed. These features include augmentative and alternative communication, a calendar for task scheduling, educational games, and, notably, an emotional feedback system that allows interventions to be adapted to the specific needs of each user. The goal is to enhance autonomy and social inclusion. It is important to highlight that this study is based on the analysis of existing bibliographical research and the application of theoretical concepts for the development of the application, without the direct participation of users and their guardianspt_BR
dc.description.abstractEste artículo propone el desarrollo de una aplicación móvil dirigida a personas con Trastorno del Espectro Autista. Durante la infancia, el desarrollo humano está influenciado por una variedad de factores sociales, históricos e individuales que impactan las habilidades cognitivas y emocionales. Basado en la investigación bibliográfica realizada, se analizó la viabilidad de una aplicación que proporciona un entorno interactivo con características altamente personalizables. Estas características incluyen comunicación aumentativa y alternativa, un calendario para la programación de tareas, juegos educativos y, notablemente, un sistema de retroalimentación emocional que permite adaptar las intervenciones a las necesidades específicas de cada usuario. El objetivo es fomentar la autonomía y la inclusión social. Es importante destacar que este estudio se basa en el análisis de investigaciones bibliográficas existentes y en la aplicación de conceptos teóricos para el desarrollo de la aplicación, sin la participación directa de los usuarios y sus tutores.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Jogos Digitaispt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher004pt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.subjectInteligência artificialpt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subject.otherInformação e Comunicaçãopt_BR
dc.titleTransformações digitais no autismo através da inteligência artificial cognitivapt_BR
dc.title.alternativeDigital transformations in autism through cognitive artificial intelligencept_BR
dc.title.alternativeTransformaciones digitales en el autismo a través de la inteligencia artificial cognitivapt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20251S_Myrella Caroline Francisco Semensato_OD2669.pdf
  Restricted Access
802.14 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
Comprovante pub. - Myrella Caroline Francisco Semensato.pdf
  Restricted Access
1.38 MBAdobe PDFView/Open Request a copy
Equivalência - Myrella Caroline Francisco Semensato.pdf
  Restricted Access
922.06 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
TA - Myrella Caroline Francisco Semensato.pdf
  Restricted Access
796.76 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.