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Título: Relatório técnico de desenvolvimento de jogo digital: Truko
Título(s) alternativo(s): Digital game development technical report: Truko
Autor(es): GOBBO, Leonardo Luigi
Orientador(es): GOMES, José William Pinto
Outro(s) contribuidor(es): CRUZ, Benedito Aparecido
CAVALCANTE, Wagner Siqueira
Tipo documental: Relatório Técnico
Palavras-chave: Jogos eletrônicos
Data do documento: 26-Jun-2025
Editor: 004
Referência Bibliográfica: GOBBO, Leonardo Luigi. Relatório técnico de desenvolvimento de jogo digital: Truko, 2025. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais) - Faculdade de Tecnologia "Ministro Ralph Biasi" Americana, Americana, 2025
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo digital inspirado no Truco Paulista, com adaptações que visam preservar sua essência tradicional enquanto o tornam acessível ao ambiente virtual. A proposta surgiu a partir de memórias afetivas e da forte interação social proporcionada pelo jogo físico, buscando transformar essa experiência em uma vivência remota, intuitiva e envolvente. Foram aplicados conceitos de design de jogos, usabilidade e gamificação, aliando aspectos técnicos e criativos ao desenvolvimento em Unity com suporte para multiplayer online. O processo incluiu testes com usuários reais utilizando protótipos físicos e digitais, permitindo a validação de mecânicas e regras adaptadas. O resultado é um jogo funcional que respeita as dinâmicas do Truco Paulista, ao mesmo tempo em que propõe melhorias na acessibilidade e jogabilidade para novos públicos
This work presents the development of a digital game inspired by Truco Paulista, with adaptations aimed at preserving its traditional essence while making it accessible in a virtual environment. The idea emerged from fond memories and the strong social interaction provided by the physical game, seeking to transform this experience into a remote, intuitive, and engaging one. Game design, usability, and gamification concepts were applied, combining technical and creative aspects through development in Unity with online multiplayer support. The process included testing with real users using both physical and digital prototypes, allowing the validation of adapted mechanics and rules. The result is a functional game that respects the dynamics of Truco Paulista, while also proposing improvements in accessibility and gameplay for new audiences.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35421
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