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Título: Gestão de carreira baseada em competências
Título(s) alternativo(s): Competency-based career management
Autor(es): SILVA, Nayara Cristina Nicolau da
Orientador(es): PAIOLI, Luis Aparecido
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Organização;Competência profissional;Carreira profissional;Desempenho no trabalho
Data do documento: Jun-2025
Editor: 269
Referência Bibliográfica: SILVA, Nayara Cristina Nicolau da. Gestão de carreira baseada em competências, 2025. Trabalho de conclusão de Curso ( Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos). Fatec São Carlos, São Carlos, 2025.
Resumo: O mercado de trabalho contemporâneo é marcado por mudanças rápidas e constantes, que exigem das organizações uma adaptação contínua a novos métodos e perfis desejados (Khanna e Palepu, 1999). Essas transformações impactam diretamente as práticas de emprego e a estrutura organizacional, conforme apontado por Guimarães (2003). Nesse contexto, a gestão de competências emerge como uma estratégia essencial para alinhar as habilidades dos colaboradores às metas organizacionais, focando no conhecimento, nas habilidades e nas atitudes, conhecidos coletivamente como CHA. Essa abordagem não apenas avalia o desempenho dos colaboradores, mas também permite a identificação de lacunas e do potencial individual, promovendo um ambiente propício ao aprendizado contínuo. O artigo em questão investiga como o desenvolvimento de competências pode fortalecer a trajetória profissional dos indivíduos, abordando sua importância, métodos de identificação, estratégias de desenvolvimento e elaboração de planos de carreira. Em um ambiente de trabalho dinâmico, a gestão de competências se torna fundamental para que tanto as organizações quanto os colaboradores possam prosperar, uma vez que tanto o mercado quanto as pessoas estão em constante evolução.
The contemporary job market is characterized by rapid and constant changes, which require organizations to continuously adapt to new methods and desired profiles (Khanna and Palepu, 1999). These transformations directly impact employment practices and organizational structure, as pointed out by Guimarães (2003). In this context, competency management emerges as an essential strategy to align employees' skills with organizational goals, focusing on knowledge, skills, and attitudes, collectively known as KSA. This approach not only evaluates employee performance but also allows for the identification of gaps and individual potential, promoting an environment conducive to continuous learning. The article in question investigates how competency development can strengthen individuals' career paths, addressing its importance, identification methods, development strategies, and career planning. In a dynamic work environment, competency management becomes fundamental for both organizations and employees to thrive, as both the market and people are in constant evolution.
Descrição: Trabalho aprovado em Revista
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35408
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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