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Título: Dimensionamento do eixo da cruzeta e validação por meio do software Autodesk Inventor
Título(s) alternativo(s): Crosshead axis sizing and validation using Autodesk Inventor software
Autor(es): SILVA, Ester Perussi da
Orientador(es): MIRANDA, Rogério Aparecido
Outro(s) contribuidor(es): MIRANDA, Rogério Aparecido
GERON, Luis Carlos
RIOFANO, Rosamel Melita Muñoz
Tipo documental: Relatório Técnico
Palavras-chave: Mecânica;Eixos;Dimensionamento de estruturas;Projeto mecânico
Data do documento: 28-Jun-2025
Editor: 176
Referência Bibliográfica: SILVA, Ester Perussi da. Dimensionamento do eixo da cruzeta e validação por meio do software Autodesk Inventor. 2025. Relatório Técnico (Curso Superior de Tecnologia em Mecânica: Processos de Soldagem) - Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho "Dep. Waldyr Alceu Trigo", Sertãozinho, 2025.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo o dimensionamento do eixo da cruzeta do moitão inferior de uma ponte rolante com capacidade de 40 toneladas, bem como sua validação estrutural por meio do software Autodesk Inventor. A metodologia utilizada envolveu revisão bibliográfica especializada, levantamento de dados técnicos e normas aplicáveis, além da realização de cálculos analíticos com base na teoria da resistência dos materiais. A validação foi realizada com o módulo “Gerador de Componentes de Eixo” do Autodesk Inventor, considerando o carregamento simulado, as propriedades do material e os apoios. Os resultados indicaram que o eixo proposto, com diâmetro de 176,4 mm, atende aos critérios de segurança estabelecidos, confirmando a confiabilidade do projeto. Conclui-se que a utilização de ferramentas computacionais aliada ao dimensionamento clássico representa uma estratégia eficiente para o desenvolvimento de componentes críticos de sistemas de içamento.
This study presents the dimensioning of the crosshead shaft in the lower block of a 40-ton overhead crane, as well as its validation through Autodesk Inventor software. The methodology includes a bibliographic review of technical standards and mechanical design literature, along with analytical calculations based on strength of materials. The shaft was subjected to a concentrated load, and its validation was performed using the software’s Shaft Generator, based on the admissible stress theory and von Mises equivalent stress. The results showed consistency between manual calculations and software data, ensuring the structural safety of the component. It is concluded that the integration of computational tools and classical calculations provides an effective strategy for the development of critical lifting system components.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35396
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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