Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35225
Título: Análise de focos de incêndio no estado do Pará utilizando mineração de dados
Autor(es): CALIXTO, Mário Aurélio da Silva
Orientador(es): TOMAZELA, Maria das Graças Junqueira Machado
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Mineração de dados
Data do documento: Jun-2025
Editor: 003
Referência Bibliográfica: CALIXTO, Márcio Aurélio da Silva. Análise de focos de incêndio no estado do Pará utilizando mineração de dados. 2025. Trabalho de conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Analise e Desenvolvimento de Sistemas) – Fatec José Crespo Gonzales, Sorocaba, 2025.
Resumo: A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical e a maior reserva natural do planeta, assim exerce grande função no controle do efeito estufa. Em função de toda essa riqueza ambiental, a área possui diversas atividades agropecuárias, extrativistas e industriais. Em decorrência dessas atividades, a floresta sofre com queimadas e desmatamento constante. O INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Nacionais) disponibiliza os registros de focos de incêndio monitorados por satélites pela plataforma BDQueimadas. Observando esses registros, foi observado grande ocorrência de focos de incêndio na região da Amazônia, sendo o estado do Pará o mais afetado. Mediante esse contexto, o objetivo deste trabalho foi utilizar a mineração de dados para caracterizar as áreas mais afetadas por focos de incêndio no estado do Pará, no período compreendido entre 2020 e 2024. Foi realizada uma pesquisa experimental, que se iniciou com a revisão bibliográfica do conceitos-chave para esta pesquisa: A Amazônia, Focos de Incêndio, Queimadas, entre outros. Além disso foram selecionados trabalhos relacionados ao tema deste estudo. Para a realização do processo de descoberta de conhecimento utilizou-se a ferramenta WEKA para a tarefa de mineração de dados. A base de dados com os registros dos focos de incêndio foi obtida na plataforma BDQueimadas. Os dados foram tratados e submetidos ao algoritmo de clusterização k-means. Os clusters foram gerados, e foram criados gráficos para cada atributo da base de dados. Os gráficos foram analisados, e constatou-se que a região sudeste do estado do Pará registrou a maior quantidade de focos de incêndio. Também foi possível perceber que a maior incidência de registros ocorre nos meses de menos chuvas, sendo o período entre julho e novembro.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35225
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.