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dc.contributor.advisorDIAS, Edilson Ramos-
dc.contributor.authorSILVA, Letícia da-
dc.contributor.otherOLIVEIRA, Mara Janaina Gomes de-
dc.contributor.otherANGELONI, Mauricio-
dc.date.accessioned2025-08-25T14:54:41Z-
dc.date.available2025-08-25T14:54:41Z-
dc.date.issued2025-06-
dc.identifier.citationSilva, Letícia da. Responsabilidade ambiental e social nas empresas, 2025. Trabalho de conclusão de Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial. Fatec São Carlos, São Carlos, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/35136-
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo analisar como as empresas podem adotar práticas de responsabilidade ambiental e social para alcançar a sustentabilidade e contribuir para o desenvolvimento sustentável. A pesquisa, com abordagem qualitativa e exploratória, utilizou a análise documental para identificar as principais ferramentas aplicadas na gestão ambiental e social das organizações, como a norma ISO 14001, auditorias ambientais, relatórios de sustentabilidade GRI e certificações ambientais reconhecidas internacionalmente. Estudos de caso foram realizados sobre a Faber-Castell e a Natura, ambas com um forte histórico na implementação de práticas sustentáveis. Os resultados mostram que a responsabilidade socioambiental gera benefícios não apenas para o meio ambiente e a sociedade, mas também para as próprias instituições, promovendo melhorias na imagem corporativa, atraindo consumidores conscientes, aumentando a competitividade e fortalecendo a fidelização dos clientes. Conclui-se que a responsabilidade socioambiental deixou de ser apenas uma vantagem competitiva, tornando-se um requisito estratégico para as empresas que desejam prosperar em um mercado cada vez mais sustentável, ético e regulado.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to analyze how companies can adopt environmental and social responsibility practices to achieve sustainability and contribute to sustainable development. The research, with a qualitative and exploratory approach, used document analysis to identify the main tools applied in the environmental and social management of organizations, such as the ISO 14001 standard, environmental audits, GRI sustainability reports, and internationally recognized environmental certifications. Case studies were conducted on Faber-Castell and Natura, both with a strong history in the implementation of sustainable practices. The results show that socio-environmental responsibility generates benefits not only for the environment and society but also for the institutions themselves, promoting improvements in corporate image, attracting conscious consumers, increasing competitiveness, and enhancing customer loyalty. It is concluded that socio-environmental responsibility is no longer just a competitive advantage, but a strategic requirement for companies aiming to thrive in an increasingly sustainable, ethical, and regulated market.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher269pt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectResponsabilidade socialpt_BR
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectCertificação ISOpt_BR
dc.subjectEmpresaspt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleResponsabilidade ambiental e social nas empresaspt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental and social responsibility in companiespt_BR
dc.typeArtigo Científicopt_BR
dcterms.typeBannerpt_BR
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