Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34817
Título: Os impactos negativos das fake news para as pessoas e empresas: mitigando seus impactos.
Título(s) alternativo(s): The negative impacts of fake news on people and businesses: mitigating their impacts.
Autor(es): MACHADO, Miriam Mara
Orientador(es): MENDES, Fernando de Oliveira
ÉBOLI, Daisy
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Fake news;Aspectos sociais;Combate
Data do documento: 2021
Editor: 288
Referência Bibliográfica: MACHADO, Miriam Mara. Os impactos negativos das fake news para as pessoas e empresas: mitigando seus impactos. 2021. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Segurança da Informação) – Faculdade de Tecnologia Prof. José Arana Varela, Araraquara, 2021.
Resumo: Embora tenha se popularizado em 2016 com as eleições norte-americanas, as Fake News existem desde a antiguidade com a mitologia, com o avanço dos anos e o surgimento da internet, as notícias falsas possuíam inicialmente a finalidade de espalhar boatos e notícias sensacionalistas para atrair pessoas a determinado site com a função de gerar tráfego e lucro com o número de acessos recebidos. Porém, nos últimos anos o compartilhamento de notícias falsas tem gerado transtornos como a desinformação, sendo utilizados para campanhas políticas, discurso de ódio, maneiras desleais de afastar concorrência empresarial e seu maior impacto pode ser percebido durante a pandemia de coronavírus, quando além do combate do causador da doença foi necessário o combate ao compartilhamento de notícias falsas compartilhadas. Com isso, o objetivo deste trabalho é explicar sobre o início, os impactos sociais e empresariais, junto com as consequências jurídicas que as Fake News trazem, além de explicar formas de mitigar os impactos causados. Para isso, foi feita uma pesquisa em artigos anteriormente publicados para contribuir com a discussão do tema e demonstrar como o compartilhamento dessas notícias causam prejuízos tanto no social quanto empresarial.
Although it became popular in 2016 with the U.S. elections, Fake News has existed since ancient times with mythology, with the advancement of the years and the emergence of the internet, fake news had initially the purpose of spreading rumors and sensationalist news to attract people to a certain site with the function of generating traffic and profit with the number of hits received. However, in recent years the sharing of fake news has generated problems such as misinformation, being used for political campaigns, hate speech, unfair ways to keep business competitors away, and its greatest impact can be seen during the coronavirus pandemic, when besides fighting the cause of the disease it was necessary to fight the sharing of fake news. With this, the objective of this paper is to explain about the beginning, the social and business impacts, along with the legal consequences that Fake News brings, besides explaining ways to mitigate the impacts caused. For this, it was made research in previously published articles to contribute with the discussion of the theme and demonstrate how the sharing of these news cause damage in both social and business.
Descrição: Publicado na Revista UNAR, ISSN: 1982-4920. Referência: MACHADO, Miriam Mara; MENDES, Fernando de Oliveira; ÉBOLI, Daisy. Os impactos negativos das fake news para as pessoas e empresas: mitigando seus impactos. Revista Científica UNAR, Araras, v.21, n.1, p.82-105, 2021. Disponível em: revistaunar.com.br/cientifica/documentos/vol21_n1_2021/06.pdf. Acesso em: 14 ago. 2025.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34817
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
segurancadainformacao_2021_02_miriammaramachado_osimpactosnegativosdasfakenews.pdf
  Restricted Access
756.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.