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Título: Conflitos nas relações de trabalho e os desafios de sua gestão em empresa de grande porte: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Conflicts in work relationships and the challenges of managing them in a large company: a case study
Autor(es): RODRIGUES, Carina de Oliveria Freire
Orientador(es): MORASCO, Claudia Maria Napolitano Sanchez
Outro(s) contribuidor(es): MUNDO NETO, Martin
STRUZIATO, Izabela Cristina
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Administração de conflitos;Comunicação;Ambiente organizacional;Clima;Liderança
Data do documento: Jun-2025
Editor: 269
Referência Bibliográfica: , 2025. Trabalho de conclusão de Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial. Fatec São Carlos, São Carlos, 2025.
Resumo: As empresas, independente de porte ou tipo, passam por situações conflituosas devido ao cenário atual altamente competitivo que que exerce grande pressão em equipes de trabalho. A falta de conhecimento de como geri-las, pode afetar negativamente as relações no ambiente de trabalho e impactar o desempenho dos envolvidos. O objetivo deste artigo é identificar as situações de conflitos no ambiente de trabalho e as estratégias utilizadas para sua gestão. Para tanto realizou-se uma pesquisa bibliográfica a respeito de conflitos nas relações de trabalho e sua gestão, seguida de um estudo de caso em uma unidade de empresa de grande porte do setor de serviços de alimentação e facilities cuja unidade localiza-se em cidade do interior do estado de São Paulo. A importância desta pesquisa está baseada no fato que gestores brasileiros despedem 91,2 horas por ano, o equivalente a 11,4 dias de trabalho, na gestão e solução de conflitos. Dentre os principais resultados obtidos, podemos citar que os conflitos são vistos como naturais para os colaboradores, embora muitos não conheçam técnicas de gestão para resolvê-los. A principal causa foi a falta de comunicação entre líderes e equipes. Conclui-se que há reconhecimento da importância da gestão de conflitos, mas pouca aplicação prática, o que reforça a necessidade de capacitação e corresponsabilidade na gestão dessas situações.
Companies, regardless of size or type, face conflict situations due to the current highly competitive scenario that exerts great pressure on work teams. The lack of knowledge on how to manage them can negatively affect relationships in the workplace and impact the performance of those involved. The objective of this article is to identify conflict situations in the workplace and the strategies used to manage them. To this end, a bibliographical research was conducted on conflicts in labor relations and their management, followed by a case study in a large company unit in the food services and facilities sector, located in a city in the interior of the state of São Paulo. The importance of this research is based on the fact that Brazilian managers spend 91.2 hours per year, the equivalent of 11.4 work days, on conflict management and resolution. Among the main results obtained, we can mention that conflicts are seen as natural by employees, although many do not know management techniques to resolve them. The main cause was the lack of communication between leaders and teams. It is concluded that there is recognition of the importance of conflict management, but little practical application, which reinforces the need for training and co-responsibility in the management of these situations.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34637
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