Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34258
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSCUDELER, Valéria Cristina-
dc.contributor.authorMOREIRA, Vitória Paulita-
dc.contributor.otherSILVA, Luís Fernando Adorno da-
dc.contributor.otherSANTOS, Nilcéia Cristina dos-
dc.date.accessioned2025-07-23T19:44:23Z-
dc.date.available2025-07-23T19:44:23Z-
dc.date.issued2025-06-26-
dc.identifier.citationMOREIRA, Vitória Paulita. Plano de negócios: cafeteria “Estação Café”. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34258-
dc.description.abstractEste plano de negócios aborda a viabilidade de abrir uma cafeteria em Piracicaba, a “Estação Café”, onde com estações de trabalho que podem ser alugadas, oferece um espaço acolhedor e diferenciado que combina qualidade de produtos a um ambiente pensado ao trabalho remoto e estudos. Para o público-alvo, foi definido que seriam homens e mulheres entre 20 e 54 anos, das classes sociais A, B1, B2 e parte da C1, e que frequentam a na região do bairro São Dimas e próximo à ESALQ. Para confirmar a viabilidade do empreendimento, realizou-se uma análise de mercado, considerando fatores demográficos e hábitos de consumo locais. O investimento inicial estimado é de aproximadamente R$128.349,78, com expectativa de retorno em cerca de 7 meses e 21 dias, baseado em indicadores financeiros como uma TIR de 183,1% e um VPL de valor positivo, demonstrando a forte viabilidade econômica do empreendimento. O plano de negócios também detalha estratégias operacionais, de marketing e aspectos financeiros, culminando na conclusão de que a “Estação Café” apresenta potencial para se firmar como um ambiente inovador e que fortaleça a cultura do café na cidade.pt_BR
dc.description.abstractThis business plan addresses the feasibility of opening a coffee shop in Piracicaba, the “Estação Café”, where workstations that can be rented offer a welcoming and unique space that combines quality products with an environment designed for remote work and studies. The target audience was defined as men and women between 20 and 54 years old, from social classes A, B1, B2 and part of C1, and who frequent the São Dimas neighborhood and close to ESALQ. To confirm the viability of the venture, a market analysis was carried out, considering demographic factors and local consumption habits. The estimated initial investment is approximately R$128.349,78, with an expected return in approximately 7 months and 21 days, based on financial indicators such as an IRR of 183,1% and a positive NPV, demonstrating the strong economic viability of the venture. The business plan also details operational strategies, marketing and financial aspects, culminating in the conclusion that “Estação Café” has the potential to establish itself as an innovative environment that strengthens the coffee culture in the city.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher175pt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectCafeteriaspt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titlePlano de negócios: cafeteria “Estação Café”pt_BR
dc.title.alternativeBusiness plan: “Estação Café” coffee shoppt_BR
dc.typePlano de Negóciospt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestao_empresarial_2025_1_vitoria_moreira_plano_de_negocios_cafeteria_estacao_cafe.pdf
  Restricted Access
2.16 MBAdobe PDFView/Open Request a copy
termo_autorizacao_gestao_empresarial_2025_1_vitoria_moreira.pdf
  Restricted Access
405.98 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.