Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34173
Título: Método pomodoro na gestão de estudos.
Título(s) alternativo(s): Pomodoro method in study management.
Autor(es): FASIOLI, Cintia
SANTOS, Nicolas da Silva
TEIXEIRA, Nicolas Ribeiro
Orientador(es): SANTOS, Bruno Zolotareff dos
Outro(s) contribuidor(es): REGINALDO, Leandro
PINHEIRO, Paulo César
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Aprendizagem;Métodos para melhoria da produtividade;Tecnologia educacional
Data do documento: 2024
Editor: 113
Referência Bibliográfica: FASIOLI, Cintia; SANTOS, Nicolas da Silva; TEIXEIRA, Nicolas Ribeiro. Método pomodoro na gestão de estudos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá, Mauá-SP, 2024.
Resumo: O presente trabalho investiga a integração do método Pomodoro em uma ferramenta de gerenciamento de estudos, denominada "PomoTodo", com o objetivo de melhorar a eficiência e a qualidade do aprendizado dos estudantes. Diante do cenário atual de sobrecarga de informações e distrações, a gestão eficaz do tempo se torna crucial para um aprendizado significativo. As metodologias educacionais, como a Aprendizagem Baseada em projetos e a aprendizagem colaborativa, são essenciais para promover um ambiente de interação e engajamento, especialmente no contexto do ensino à distância (MORAN; VALENTE, 2015). A implementação do método Pomodoro, que consiste em intervalos de trabalho seguidos de breves pausas, pode potencializar a concentração e minimizar a procrastinação (CIRILLO, 2006). A pesquisa foi conduzida por meio de métodos qualitativos e quantitativos, incluindo a aplicação de formulários a estudantes para avaliar a eficácia da ferramenta. Os resultados esperados incluem uma melhoria no desempenho acadêmico e um aumento na organização do tempo de estudo. A criação do "PomoTodo" não apenas visa facilitar a gestão de tarefas, mas também encorajar práticas de aprendizado mais autônomas e eficazes.
This study investigates the integration of the Pomodoro method into a study management tool called "PomoTodo," aimed at improving students' efficiency and quality of learning. In the current landscape of information overload and distractions, effective time management is crucial for meaningful learning. Educational methodologies such as Project-Based Learning and collaborative learning are essential for fostering an interactive and engaging environment, particularly in the context of distance education (MORAN; VALENTE, 2015). The implementation of the Pomodoro method, which consists of work intervals followed by short breaks, can enhance focus and reduce procrastination (CIRILLO, 2006). The research employs qualitative and quantitative methods, including the application of surveys to students to evaluate the tool's effectiveness. Expected outcomes include improved academic performance and enhanced time management skills. The creation of " PomoTodo " not only aims to facilitate task management but also encourages more autonomous and effective learning practices.
Descrição: Monografia apresentada à FATEC Mauá, como parte dos requisitos para obtenção do Título de Tecnólogo em Informática para Negócios. Orientador: Prof. Dr. Bruno Zolotareff dos Santos.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34173
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
informaticaparanegocios_2024_2_cintiafasioli_metodopomodoronagestaodeestudos.pdf
  Restricted Access
1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.