Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34173
Title: | Método pomodoro na gestão de estudos. |
Other Titles: | Pomodoro method in study management. |
Authors: | FASIOLI, Cintia SANTOS, Nicolas da Silva TEIXEIRA, Nicolas Ribeiro |
Advisor: | SANTOS, Bruno Zolotareff dos |
Other contributor: | REGINALDO, Leandro PINHEIRO, Paulo César |
type of document: | Monografia |
Keywords: | Aprendizagem;Métodos para melhoria da produtividade;Tecnologia educacional |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | 113 |
Citation: | FASIOLI, Cintia; SANTOS, Nicolas da Silva; TEIXEIRA, Nicolas Ribeiro. Método pomodoro na gestão de estudos. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia de Mauá, Mauá-SP, 2024. |
Abstract: | O presente trabalho investiga a integração do método Pomodoro em uma ferramenta de gerenciamento de estudos, denominada "PomoTodo", com o objetivo de melhorar a eficiência e a qualidade do aprendizado dos estudantes. Diante do cenário atual de sobrecarga de informações e distrações, a gestão eficaz do tempo se torna crucial para um aprendizado significativo. As metodologias educacionais, como a Aprendizagem Baseada em projetos e a aprendizagem colaborativa, são essenciais para promover um ambiente de interação e engajamento, especialmente no contexto do ensino à distância (MORAN; VALENTE, 2015). A implementação do método Pomodoro, que consiste em intervalos de trabalho seguidos de breves pausas, pode potencializar a concentração e minimizar a procrastinação (CIRILLO, 2006). A pesquisa foi conduzida por meio de métodos qualitativos e quantitativos, incluindo a aplicação de formulários a estudantes para avaliar a eficácia da ferramenta. Os resultados esperados incluem uma melhoria no desempenho acadêmico e um aumento na organização do tempo de estudo. A criação do "PomoTodo" não apenas visa facilitar a gestão de tarefas, mas também encorajar práticas de aprendizado mais autônomas e eficazes. This study investigates the integration of the Pomodoro method into a study management tool called "PomoTodo," aimed at improving students' efficiency and quality of learning. In the current landscape of information overload and distractions, effective time management is crucial for meaningful learning. Educational methodologies such as Project-Based Learning and collaborative learning are essential for fostering an interactive and engaging environment, particularly in the context of distance education (MORAN; VALENTE, 2015). The implementation of the Pomodoro method, which consists of work intervals followed by short breaks, can enhance focus and reduce procrastination (CIRILLO, 2006). The research employs qualitative and quantitative methods, including the application of surveys to students to evaluate the tool's effectiveness. Expected outcomes include improved academic performance and enhanced time management skills. The creation of " PomoTodo " not only aims to facilitate task management but also encourages more autonomous and effective learning practices. |
Description: | Monografia apresentada à FATEC Mauá, como parte dos requisitos para obtenção do Título de Tecnólogo em Informática para Negócios. Orientador: Prof. Dr. Bruno Zolotareff dos Santos. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34173 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
informaticaparanegocios_2024_2_cintiafasioli_metodopomodoronagestaodeestudos.pdf Restricted Access | 1.18 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.