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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34124| Título: | Criação de um banco de dados estruturado para promover acessibilidade digital em museus: uma jornada inclusiva para todos |
| Título(s) alternativo(s): | Creating a structured database to promote digital accessibility in museums: an inclusive journey for all |
| Autor(es): | RIBEIRO, Arthur Bueno Damascena CARNEIRO, Henrique NAKAI, Yuji Usó |
| Orientador(es): | RIBEIRO, Patrícia Bellin |
| Tipo documental: | Artigo Científico |
| Palavras-chave: | Banco de dados;Inclusão digital;Inclusão social;Museus;Deficiência visual;Banco de dados relacionais;Acervo museológico;DIGITALIZAÇÃO;Acessibilidade ao meio físico |
| Data do documento: | 1-Jul-2025 |
| Editor: | 196 |
| Referência Bibliográfica: | RIBEIRO, Arthur Bueno Damascena; CARNEIRO, Henrique; NAKAI, Yuji Usó. Criação de um banco de dados estruturado para promover acessibilidade digital em museus: uma jornada inclusiva para todos. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Banco de Dados) - Faculdade de Tecnologia FATEC Bauru, Bauru, 2025. |
| Resumo: | Os museus, enquanto instituições responsáveis por preservar a história e difundir o conhecimento por meio de obras de arte, enfrentam o desafio de serem frequentemente percebidos como elitistas e de difícil acesso. Essa percepção limita o contato do público em geral com o acervo cultural. Diante desse cenário, este trabalho propõe a criação de um acervo digital como estratégia para promover a acessibilidade cultural, eliminando barreiras e democratizando o acesso à cultura. Para isso, foi desenvolvido um site piloto utilizando HTML, PHP e JavaScript, com a disponibilização de obras acompanhadas de recursos de audiodescrição. As obras foram catalogadas e organizadas por meio da modelagem de um banco de dados relacional em MySQL. Essa estrutura possibilita uma conexão mais efetiva entre a população e o museu, promovendo a acessibilidade por meio de descrições verbais audíveis, permitindo que pessoas com deficiência visual explorem a arte e experimentem as emoções transmitidas pelas obras. Dessa forma, a solução proposta viabiliza o acesso autônomo, inclusivo e ampliado à arte e à cultura. |
| URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/34124 |
| Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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