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Título: Práticas sustentáveis e marketing verde: estudo de caso em uma empresa certificada pelo Selo Verde em Sertãozinho-SP
Título(s) alternativo(s): Sustainable practices and green marketing: case study in a company certified by the green seal in Sertãozinho-SP
Autor(es): SILVA, Carla Gabriely da
SILVA, Lilian Aparecida Oliveira da
Orientador(es): TAGUCHI, Renato Leandro
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Administração;Sustentabilidade;Marketing;Gestão ambiental
Data do documento: 28-Jun-2025
Editor: 176
Referência Bibliográfica: SILVA, Carla Gabriely da; SILVA, Lilian Aparecida Oliveira da. Práticas sustentáveis e marketing verde: estudo de caso em uma empresa certificada pelo Selo Verde em Sertãozinho-SP. 2025. Artigo Científico (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Sertãozinho "Dep. Waldyr Alceu Trigo", Sertãozinho, 2025.
Resumo: Este estudo analisa os benefícios da certificação de Selo Verde da Prefeitura Municipal de Sertãozinho-SP para empresas certificadas, com base em um estudo de caso no setor de equipamentos de geradores elétricos. A pesquisa qualitativa evidencia que a certificação promove melhorias na gestão ambiental, e incentiva práticas sustentáveis e fortalece a competitividade empresarial. Além disso, destaca o papel de influência que o marketing verde exerce sob o novo padrão de consumo do mercado e a importância que o engajamento interno possui nas elaborações de estratégias para a consolidação cultural dentro de uma organização que tem como objetivo tornar suas atividades sustentáveis. Os resultados desta pesquisa de campo, que se baseia na experiência prática, indicam que o Selo Verde impulsiona a adoção de práticas ambientais responsáveis, beneficiando empresas e comunidade. Recomenda-se a ampliação do estudo para diferentes setores e a inclusão de métricas quantitativas para avaliar o impacto econômico da certificação.
This study analyses the benefits of the Sertãozinho-SP City Council's Green Seal certification for certified companies, based on a case study in the electric generator equipment sector. The qualitative research shows that certification promotes improvements in environmental management, encourages sustainable practices and strengthens business competitiveness. It also highlights the influential role that green marketing plays in the market's new consumption pattern and the importance of internal engagement in developing strategies for cultural consolidation within an organisation that aims to make its activities sustainable. The results of this field research, which is based on practical experience, indicate that the Green Label drives the adoption of responsible environmental practices, benefiting companies and the community. It is recommended that the study be extended to different sectors and that quantitative metrics be included to assess the economic impact of certification.
Descrição: Artigo publicado na "Revista de Gestão e Secretariado - GeSec", v. 16, n. 3, p. 01-15, 2025. São José dos Pinhais, Paraná, Brasil.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33845
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