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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33787
Título: | Viabilidade morfológica de soldagem de revestimento de discos de freio de ferro fundido cinzento e variação da grafita |
Título(s) alternativo(s): | Morphological feasibility of welding gray cast iron brake disc linings and graphite variation |
Autor(es): | SCHULTZE, Victor Muzzi |
Orientador(es): | RAYMUNDO, Emerson Augusto |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Ferro fundido;Soldagem;Freios a disco |
Data do documento: | 2016 |
Editor: | 133 |
Referência Bibliográfica: | SCHULTZE, V. M. Viabilidade morfológica de soldagem de revestimento de discos de freio de ferro fundido cinzento e variação da grafita. Monografia. (Curso Superior de Tecnologia Mecânica: Processos de Soldagem) - Faculdade de Tecnologia de Pindamonhangaba, Pindamonhangaba, 2016. |
Resumo: | Visando a dificuldade que se tem em chegar a bons resultados quando se trata de recuperação com soldagem de revestimento de um material com ferro fundido cinzento, este trabalho teve como objetivo analisar a viabilidade de diferentes estruturas morfológicas formadas durante o processo de soldagem de revestimento em discos de freio, por meio da variação da grafita. Isso se justifica, pois a grafita (componente da microestrutura do ferro fundido cinzento) quando submetida à aplicação de calor e esforços mecânicos, tal como promovido pelo processo de soldagem, sofre variações em sua estrutura, de forma que esta análise possa compreender como estas mudanças podem impactar a viabilidade morfológica dos discos de freio. Para isso, foi utilizado como material de estudo um componente formado basicamente de ferro fundido cinzento, os discos de freio usados e novos. Desta forma, a análise permitiu verificar mudanças na microestrutura do material novo e usado, o que variou em relação ao processo de soldagem aplicado, fatores que influenciaram o tamanho da grafita, e por fim, concluir a viabilidade no processo de aplicação de revestimento nestes materiais. Aiming at the difficulty in achieving good results when it comes to recovery with overlay welding of a material with gray cast iron, this work aimed to analyze the viability of different morphological structures formed during the overlay welding process in discs of brake, through the graphite variation. This is justified, as graphite (component of the microstructure of gray cast iron) when subjected to the application of heat and mechanical efforts, as promoted by the welding process, undergoes variations in its structure, so that this analysis can understand how these changes can impact the morphological viability of brake discs. For this, a component basically formed of gray cast iron was used as study material, used and new brake discs. In this way, the analysis allowed verifying changes in the microstructure of the new and used material, which varied in relation to the welding process applied, factors that influenced the size of the graphite, and finally, to conclude the viability in the process of applying coating on these materials. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33787 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de conclusão de curso |
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