Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33650
Title: | Transtorno do espectro autista no ambiente de trabalho: dificuldades na entrada e permanência no mercado de trabalho. |
Other Titles: | Autism spectrum disorder in the workplace: difficulties in entering and remaining in the job market. |
Authors: | SILVA, Lucas Bernardo |
Advisor: | MARCONDES, Luciana Nogueirol Lobo |
type of document: | Artigo Científico |
Keywords: | Transtornos mentais;Inclusão social |
Issue Date: | 9-Dec-2024 |
Publisher: | 129 |
Citation: | SILVA, Lucas Bernardo. Transtorno do espectro autista no ambiente de trabalho: dificuldades na entrada e permanência no mercado de trabalho, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Praia Grande, Praia Grande, 2024 |
Abstract: | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição de neurodesenvolvimento que afeta comunicação, interação social e comportamento. A inclusão de pessoas com TEA no mercado de trabalho é fundamental para promover autonomia, qualidade de vida e valorização de suas habilidades únicas. No Brasil, o reconhecimento do TEA como deficiência em 2012 representou um avanço importante, mas ainda existem desafios significativos para a inclusão profissional. Entre os principais obstáculos estão dificuldades na comunicação social e comportamentos restritivos, que impactam o acesso e a permanência no emprego. Esta pesquisa investiga as barreiras enfrentadas por pessoas com TEA no ambiente corporativo, analisando o contexto histórico, legal e prático da inclusão no mercado de trabalho. Com alta taxa de desemprego nessa população, a pesquisa destaca a necessidade de maior adaptabilidade nas empresas, especialmente em áreas como comunicação, treinamento e socialização, para evitar a exclusão. A metodologia adotada é exploratória e explicativa, baseada em revisão bibliográfica de documentos como o DSM-5-TR, a LEI Nº 13.146, LEI Nº 12.764 e artigos especializados. Entre as estratégias propostas para uma inclusão eficaz estão o uso de tecnologias assistivas, adaptações no ambiente de trabalho e programas de suporte vocacional. A pesquisa também analisa políticas públicas e práticas institucionais, enfatizando a importância da neurodiversidade e a criação de um mercado de trabalho mais acolhedor. Embora haja uma crescente conscientização sobre a inclusão, ainda existem percepções divergentes entre gestores quanto às dificuldades enfrentadas por pessoas com TEA. O estudo reforça a importância de ambientes de trabalho inclusivos e do apoio social, destacando o papel de familiares, colegas e supervisores no bem-estar e na adaptação dos indivíduos com TEA. Autism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental condition that affects communication, social interaction, and behavior. The inclusion of people with ASD in the labor market is essential for promoting autonomy, quality of life, and the appreciation of their unique abilities. In Brazil, the recognition of ASD as a disability in 2012 represented an important advancement, but there are still significant challenges for professional inclusion. Among the main obstacles are difficulties in social communication and restrictive behaviors, which impact access to and retention in employment. This research investigates the barriers faced by people with ASD in the corporate environment, analyzing the historical, legal, and practical context of inclusion in the job market. With a high unemployment rate in this population, the research highlights the need for greater adaptability in companies, especially in areas such as communication, training, and socialization, to prevent exclusion. The methodology adopted is exploratory and explanatory, based on a literature review of documents such as the DSM-5-TR, Law No. 13,146, Law No. 12,764, and specialized articles. Among the proposed strategies for effective inclusion are the use of assistive technologies, workplace adaptations, and vocational support programs. The research also analyzes public policies and institutional practices, emphasizing the importance of neurodiversity and the creation of a more welcoming labor market. Although there is growing awareness about inclusion, there are still divergent perceptions among managers regarding the difficulties faced by people with ASD. The study reinforces the importance of inclusive work environments and social support, highlighting the role of family, colleagues, and supervisors in the well-being and adaptation of individuals with ASD. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/33650 |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
gestaoempresarial_2024_2_lucassilva_transtornoautista.pdf | 835.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.