Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32951
Título: Desenvolvimento de software para auxílio na aprendizagem de crianças neurodivergentes
Autor(es): FARNEZI, Ana Clara Polato Ferreira
MELO, Beatriz Santos de
SANTOS, Beatriz Silva dos
ANJOS, Danielly Vitória Lima dos
Orientador(es): SOUZA, Alexandro Tadeu Mathias de
SALES, Marco Robson Pereira de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Web sites;Jogos educativos;Jogos eletrônicos;Desenvolvimento cognitivo;Aprendizagem;Educação inclusiva
Data do documento: Dez-2024
Editor: 210
Referência Bibliográfica: FARNEZI, Ana Clara Polato Ferreira; MELO, Beatriz Santos de; SANTOS, Beatriz Silva dos; ANJOS, Danielly Vitória Lima dos. Desenvolvimento de software para auxílio na aprendizagem de crianças neurodivergentes. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Técnico em Informática Para Internet) - Etec de Poá, Poá, 2024.
Resumo: O ensino de crianças neurodivergentes no Brasil é precário, além da evidente falta de assistência e de atividades educacionais direcionadas a esse grupo. Há uma grande falta de informações verídicas de fácil acesso para o público geral, que ocasiona grande parte da evasão escolar dessas. Esta monografia busca ajudar a suprir o déficit no âmbito da educação, auxiliando os jovens em sua aprendizagem e seu desenvolvimento cognitivo, por meio da criação de softwares para auxílio no aprendizado, jogo educacional e atividades pedagógicas específicas para a área. Nesse sentido, entende-se que a presente pesquisa pode contribuir para futuros debates e aplicações dentro da educação inclusiva. O trabalho foi realizado por meio de referencial bibliográfico e de pesquisa quantitativa.
The education of neurodivergent children in Brazil is precarious, in addition to the evident lack of assistance and educational activities targeted at this group. There is a significant shortage of accurate, easily accessible information for the general public, which contributes to a large portion of school dropout rates among these students. This monograph seeks to help fill the deficit in the field of education, helping young people in their learning and cognitive development, through the creation of software to aid learning, educational game, and specific pedagogical activities for the field.In this sense, it’s understood that the present research can contribute to future debates and applications within inclusive education. The work was carried out using bibliographical references and quantitative research.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32951
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
informaticaparainternet-novotec_2024-2_anaclarapolatoferreirafarnezi_desenvolvimentodesoftwareparaauxilionaaprendizagem.pdf
  Restricted Access
1.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.