Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32951
Title: Desenvolvimento de software para auxílio na aprendizagem de crianças neurodivergentes
Authors: FARNEZI, Ana Clara Polato Ferreira
MELO, Beatriz Santos de
SANTOS, Beatriz Silva dos
ANJOS, Danielly Vitória Lima dos
Advisor: SOUZA, Alexandro Tadeu Mathias de
SALES, Marco Robson Pereira de
type of document: Monografia
Keywords: Web sites;Jogos educativos;Jogos eletrônicos;Desenvolvimento cognitivo;Aprendizagem;Educação inclusiva
Issue Date: Dec-2024
Publisher: 210
Citation: FARNEZI, Ana Clara Polato Ferreira; MELO, Beatriz Santos de; SANTOS, Beatriz Silva dos; ANJOS, Danielly Vitória Lima dos. Desenvolvimento de software para auxílio na aprendizagem de crianças neurodivergentes. 2024. Trabalho de conclusão de curso (Técnico em Informática Para Internet) - Etec de Poá, Poá, 2024.
Abstract: O ensino de crianças neurodivergentes no Brasil é precário, além da evidente falta de assistência e de atividades educacionais direcionadas a esse grupo. Há uma grande falta de informações verídicas de fácil acesso para o público geral, que ocasiona grande parte da evasão escolar dessas. Esta monografia busca ajudar a suprir o déficit no âmbito da educação, auxiliando os jovens em sua aprendizagem e seu desenvolvimento cognitivo, por meio da criação de softwares para auxílio no aprendizado, jogo educacional e atividades pedagógicas específicas para a área. Nesse sentido, entende-se que a presente pesquisa pode contribuir para futuros debates e aplicações dentro da educação inclusiva. O trabalho foi realizado por meio de referencial bibliográfico e de pesquisa quantitativa.
The education of neurodivergent children in Brazil is precarious, in addition to the evident lack of assistance and educational activities targeted at this group. There is a significant shortage of accurate, easily accessible information for the general public, which contributes to a large portion of school dropout rates among these students. This monograph seeks to help fill the deficit in the field of education, helping young people in their learning and cognitive development, through the creation of software to aid learning, educational game, and specific pedagogical activities for the field.In this sense, it’s understood that the present research can contribute to future debates and applications within inclusive education. The work was carried out using bibliographical references and quantitative research.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32951
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.