Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32633
Title: A implementação do ciclo PDCA como ferramenta para melhoria da qualidade do ambiente das salas de aula da Etec de Monte Mor
Other Titles: Implementation of the PDCA cycle as a tool for improving the quality of the classroom environment at Etec de Monte Mor
Authors: MARQUES, Antonio Kauan Soares
SOUZA, Emylly Victoria de
ALVES, Pedro Vinícius dos Santos
Advisor: CAMARA, Jackson Wendell da Costa
type of document: Monografia
Keywords: Controle da qualidade;Qualidade do ar;Gestão da qualidade;Ferramentas da qualidade
Issue Date: 20-Jun-2023
Publisher: 198
Citation: MARQUES, Antonio Kauan Soares; SOUZA, Emylly Victoria de; ALVES, Pedro Vinícius dos Santos. A implementação do ciclo PDCA como ferramenta para melhoria da qualidade do ambiente das salas de aula da Etec de Monte Mor. Orientador: Jackson Wendell da Costa Câmara. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Qualidade) – Escola Técnica Estadual de Monte Mor, Monte Mor, 2023.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar a aplicação do ciclo de melhoria contínua conhecido como PDCA (Plan, Do, Check, Act) na instalação de exaustores em salas de aula. A partir de uma pesquisa bibliográfica, foi possível identificar a importância de um ambiente saudável e a necessidade de um sistema de ventilação adequado, principalmente diante da atual pandemia de COVID-19. A partir disso, apresenta-se a metodologia utilizada para a aplicação do PDCA, destacando se as etapas de planejamento, execução, verificação e ação. Por fim, são apresentados os resultados obtidos com a aplicação da metodologia, evidenciando se a melhoria na qualidade do ar em sala de aula e a redução do risco de contágio por doenças respiratórias.
This study aims to present the application of a continuous improvament cycle known as PDCA (Plan, Do, Check, Act) in the installation of exhaust fans in classrooms. Based on a literature review, the importance of a healmy environment and the need for na adequate ventilation system, especially in the face of the current COVID-19 pandemic, was identified. The methodology used for the application of PDCA is presented, highlighting the stages of planning, execution verification, and action. Finally, the results obtained with the methodology are presented, showing an improvement in the air quality in the classroom and a reduction in the risk of respiratory diseases.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32633
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC QUALI 1sem2023 - A IMPLEMENTAÇÃO DO CICLO PDCA.pdf
  Restricted Access
TCC208.72 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
TA QUALI 1sem2023 - A implementação do ciclo PDCA.pdf
  Restricted Access
TA874.49 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.