Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32633
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCAMARA, Jackson Wendell da Costa-
dc.contributor.authorMARQUES, Antonio Kauan Soares-
dc.contributor.authorSOUZA, Emylly Victoria de-
dc.contributor.authorALVES, Pedro Vinícius dos Santos-
dc.date.accessioned2025-05-16T12:11:08Z-
dc.date.available2025-05-16T12:11:08Z-
dc.date.issued2023-06-20-
dc.identifier.citationMARQUES, Antonio Kauan Soares; SOUZA, Emylly Victoria de; ALVES, Pedro Vinícius dos Santos. A implementação do ciclo PDCA como ferramenta para melhoria da qualidade do ambiente das salas de aula da Etec de Monte Mor. Orientador: Jackson Wendell da Costa Câmara. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Qualidade) – Escola Técnica Estadual de Monte Mor, Monte Mor, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/32633-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo principal apresentar a aplicação do ciclo de melhoria contínua conhecido como PDCA (Plan, Do, Check, Act) na instalação de exaustores em salas de aula. A partir de uma pesquisa bibliográfica, foi possível identificar a importância de um ambiente saudável e a necessidade de um sistema de ventilação adequado, principalmente diante da atual pandemia de COVID-19. A partir disso, apresenta-se a metodologia utilizada para a aplicação do PDCA, destacando se as etapas de planejamento, execução, verificação e ação. Por fim, são apresentados os resultados obtidos com a aplicação da metodologia, evidenciando se a melhoria na qualidade do ar em sala de aula e a redução do risco de contágio por doenças respiratórias.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to present the application of a continuous improvament cycle known as PDCA (Plan, Do, Check, Act) in the installation of exhaust fans in classrooms. Based on a literature review, the importance of a healmy environment and the need for na adequate ventilation system, especially in the face of the current COVID-19 pandemic, was identified. The methodology used for the application of PDCA is presented, highlighting the stages of planning, execution verification, and action. Finally, the results obtained with the methodology are presented, showing an improvement in the air quality in the classroom and a reduction in the risk of respiratory diseases.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Técnico em Qualidadept_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher198pt_BR
dc.subjectControle da qualidadept_BR
dc.subjectQualidade do arpt_BR
dc.subjectGestão da qualidadept_BR
dc.subjectFerramentas da qualidadept_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleA implementação do ciclo PDCA como ferramenta para melhoria da qualidade do ambiente das salas de aula da Etec de Monte Morpt_BR
dc.title.alternativeImplementation of the PDCA cycle as a tool for improving the quality of the classroom environment at Etec de Monte Morpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dcterms.type-pt_BR
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC QUALI 1sem2023 - A IMPLEMENTAÇÃO DO CICLO PDCA.pdf
  Restricted Access
TCC208.72 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
TA QUALI 1sem2023 - A implementação do ciclo PDCA.pdf
  Restricted Access
TA874.49 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.