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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28520
Título: | CatClub: aplicativo de incentivo à leitura |
Título(s) alternativo(s): | CatClub: reading incentive app |
Autor(es): | SILVA, Débora Carvalho NOVAES, Gabriel Vieira de MARTINS, Jonathan Moniz SOUZA, José Pedro Tavares OLIVEIRA, Sara Pipolo de |
Orientador(es): | LAINE, Jean Marcos |
Outro(s) contribuidor(es): | OLIVEIRA, Josenilson Costa de VALENZUELA, Sandra Trabucco |
Tipo documental: | Relatório Técnico |
Palavras-chave: | aplicativos móveis;Crianças |
Data do documento: | 4-Dez-2024 |
Editor: | 143 |
Referência Bibliográfica: | SILVA, Débora Carvalho. CatClub: aplicativo de incentivo à leitura. 2024. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Design de Mídias Digitais) - Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba, Carapicuíba, 2024. |
Resumo: | A leitura desempenha um papel crucial na sociedade, sendo um pilar fundamental para
o desenvolvimento intelectual, cultural e social. Ela é a chave para o acesso ao
conhecimento, permitindo que as pessoas adquiram informações e aprendam sobre
uma ampla gama de temas. Além disso, a leitura estimula a reflexão, a análise crítica e
a capacidade de compreender diferentes perspectivas, promovendo a empatia e a
tolerância. Uma sociedade leitora é uma sociedade mais informada, capaz de tomar
decisões conscientes e participar ativamente no processo democrático.
Ao observarmos os hábitos de algumas crianças, torna-se evidente a carência de
estímulo e o costume de ler. Diversas pesquisas indicam que os jovens consomem
mais livros do que os adultos. No entanto, em um contexto mais amplo, percebemos
que a maioria das crianças concentra-se em desenhos animados e jogos, em parte
devido à falta de tempo com seus pais e à ausência de incentivo para despertar o
interesse por outras atividades.
Diante desse cenário, surgiu a ideia de criarmos um aplicativo que ofereça histórias
interativas e jogos, os quais não apenas disponibilizam livros cativantes, mas também
promovem o estímulo à leitura. O aplicativo será segmentado por faixa etária, e
conforme a criança avança em seu desenvolvimento, o aplicativo se adapta. Por
exemplo, crianças de 6 a 10 anos terão acesso a histórias interativas com elementos
animados. À medida que avançam, as animações diminuem, e as perguntas dos livros
se tornam mais elaboradas.
Todos os métodos propostos neste projeto pretendem não apenas incentivar a leitura,
mas também ensinar a interpretar as histórias, compreender problemas, desenvolver
um senso crítico, expandir o vocabulário, apoiar a escrita, promover o conhecimento
sobre outras culturas, entre outras competências essenciais. Reading plays a crucial role in society, serving as a fundamental pillar for intellectual, cultural, and social development. It is the key to accessing knowledge, allowing people to acquire information and learn about a wide range of topics. Additionally, reading stimulates reflection, critical analysis, and the ability to understand different perspectives, promoting empathy and tolerance. A reading society is a more informed society, capable of making conscious decisions and actively participating in the democratic process. Observing the habits of some children, it becomes evident that there is a lack of encouragement and a habit of reading. Various studies indicate that young people consume more books than adults. However, in a broader context, we notice that most children are focused on cartoons and games, partly due to the lack of time with their parents and the absence of incentives to spark interest in other activities. Given this scenario, the idea of creating an app that offers interactive stories and games arose, which not only provides engaging books but also promotes reading encouragement. The app will be segmented by age group, and as the child progresses in their development, the app adapts. For example, children aged 6 to 10 will have access to interactive stories with animated elements. As they progress, the animations decrease, and the questions in the books become more elaborate. All the methods proposed in this project aim not only to encourage reading but also to teach how to interpret stories, understand problems, develop critical thinking, expand vocabulary, support writing, promote knowledge of other cultures, among other essential skills. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/28520 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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