Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27707
Título: Logística e a indústria 4.0: A utilização de drones como inovação nos processos logísticos de entrega no comércio varejista entre 2020 á 2024 no estado de São Paulo
Título(s) alternativo(s): Logistics and industry 4.0: the use of drones as an innovation in logistics delivery processes in retail trade between 2020 and 2024 in the state of São Paulo.
Autor(es): SILVA, Brenda Borges Da
NASCIMENTO, Jaciele Vieira Do
SANTANA, Thamiris Aparecida Dos Santos
Orientador(es): VASCONCELOS, Sandra Regina Pereira
Tipo documental: Artigo Científico
Palavras-chave: Logística;Varejo
Data do documento: Jun-2024
Editor: 199
Referência Bibliográfica: SILVA, Brenda Borges Da. NASCIMENTO, Jaciele Vieira Do. SANTANA, Thamiris Aparecida Dos Santos. Logística e a indústria 4.0: A utilização de drones como inovação nos processos logísticos de entrega no comércio varejista entre 2020 á 2024 no estado de São Paulo, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2024
Resumo: O objetivo do projeto é mostrar a eficiência no mundo logístico com a implementação das entregas por drones, pois as entregas padrões que se conhece não vem sendo muito eficiente e nem segura para trabalhadores do ramo. Os drones vem sendo utilizados no setor logístico, principalmente nas áreas urbanas e rurais, que é um fator crucial para o sucesso das entregas. Sendo também abordado inadequação dos métodos tradicionais e introduzindo as quatros revoluções industriais, fazendo junções até a Logística 4.0, (que é a logística mais avançada na atualidade) e os três tipos tecnológicos das ferramentas da logística: TMS, WMS e Software de rastreamento de cargas. É demonstrado as diretrizes do uso de drones para entregas, pois com as entregas por drone ficaria mais seguro, prático e assim otimizando os serviços de entregas deliverys. O estudo destaca vantagens como: sua agilidade, segurança, rapidez redução de custos e impactos ambientais positivos; Além das desvantagens como: sua vulnerabilidade a condições climáticas e as suas regulamentações que devem ser seguidas de acordo com a legislação, à vista disso acaba tornando o processo burocrático e lento. Algumas empresas que já praticam essas atividades logísticas, algumas dessas corporações são: B2W, Madero e Mcdonald´s. A pesquisa realizada trás que seria fundamental aprofundar discussões sobre os impactos da tecnologia, buscando entender melhor tanto as oportunidades que surgem, quanto os desafios que precisão serem enfrentados para ter uma implementação sucedida; enfatizando a importância de continuar pesquisando, para haver a transformação que a logística precisa, promovendo um futuro mais eficiente.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/27707
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adm_2024_2_e-t_brendaborges_logisticae.pdf614.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.