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Título: Metodologias ágeis nas pequenas empresas: gerenciamento de projetos e seus desafios.
Autor(es): SOUZA, Gabriel Alexandre Chaves de
QUISBERT, Ricky Garcia
SÃO JOSÉ, Samuel Gonçalves de
PEREIRA, Willians Barros
Orientador(es): SANTOS, Bismarck Lucas Correia
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Administração de empresas;Gestão de projetos (gerenciamento);Pequenas e médias empresas;Ambiente organizacional
Data do documento: 6-Dez-2023
Editor: 285
Referência Bibliográfica: SOUZA, Gabriel Alexandre Chaves de; QUISBERT, Ricky Garcia; SÃO JOSÉ, Samuel Gonçalves de; PEREIRA, Willians Barros. Metodologias ágeis nas pequenas empresas: gerenciamento de projetos e seus desafios. [19f]. 2023.Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) - Etec Itaquera II, São Paulo, 2023.
Resumo: Metodologias ágeis, como Scrum, Kanban e Lean, têm transformado a gestão de projetos e processos em diversas áreas, promovendo uma abordagem que valoriza a entrega incremental de valor, a colaboração, a flexibilidade e a adaptação contínua. Essas práticas, inicialmente desenvolvidas no contexto de software, expandiram-se para marketing, manufatura e outras esferas, enfatizando ciclos curtos de trabalho, comunicação aberta, e uma cultura de aprendizado contínuo. O foco no cliente e a capacidade de lidar com mudanças e incertezas também são pilares das metodologias ágeis, resultando em maior eficiência, qualidade aprimorada, satisfação do cliente e uma cultura organizacional preparada para enfrentar os desafios de um mundo em constante evolução.
Agile methodologies such as Scrum, Kanban, and Lean have played a transformative role in project and process management across various domains. They emphasize incremental value delivery, collaboration, flexibility, and continuous adaptation. Originally conceived for software development, these practices have expanded into various sectors, highlighting short work cycles, open communication, and a culture of continuous learning. Customer focus and the ability to handle change and uncertainties are pivotal, resulting in increased efficiency, enhanced quality, customer satisfaction, and an organizational culture prepared to face the challenges of an ever-evolving world.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/26403
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