Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25900
Título: Desenvolvimento de mercado empresarial: estudo de caso de tintas anticorrosivas para fabricantes de estruturas metálicas no mercado brasileiro
Título(s) alternativo(s): Business market development: case study of anticorrosive paints for manufacturers of metallic structures in the Brazilian market
Autor(es): COSTA, Gustavo Ferreira
Orientador(es): COLENCI JÚNIOR, Alfredo
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Marketing industrial;Estruturas
Data do documento: Jun-2009
Editor: 105
Referência Bibliográfica: COSTA, Gustavo Ferreira. Desenvolvimento de mercado empresarial: estudo de caso de tintas anticorrosivas para fabricantes de estruturas metálicas no mercado brasileiro, 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial ) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2009.
Resumo: A presente monografia refere-se ao mercado industrial de tintas anticorrosivas no universo dos fabricantes de estruturas metálicas. Trata-se de um estudo de caso de uma empresa de médio porte da região metropolitana de Campinas, fabricante de tintas anticorrosivas para manutenção industrial. O estudo considera que os mercados organizacionais possuem características peculiares muito diferentes dos mercados consumidores e que estas peculiaridades, quando observadas, permitem uma maior participação no market share do universo estudado; as sugestões de melhoria apresentadas visam justamente a aumentar a participação da empresa estudada no market share nacional. O estudo tem por objetivos levantar o conteúdo teórico do marketing de produtos empresariais, estabelecer uma análise do macro e do micro ambiente da atuação de uma empresa de porte médio do setor, estabelecer um diagnóstico dos pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades que pairam sobre a empresa e propor a sistematização de melhorias. A problematização baseia-se em uma contribuição do mercado empresarial, a partir de uma gestão competitiva no caso de tintas anticorrosivas em pequena indústria. O estudo foi realizado por meio de pesquisa exploratória em cinco representativos fabricantes de estruturas metálicas do mercado brasileiro, analisando os aspectos de fornecimento de tintas para o segmento e foi concluído com a apresentação de sugestão de melhorias dentro do conceito de qualidade assegurada e gestão competitiva.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25900
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gustavo Ferreira Costa.pdf
  Restricted Access
431.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.