Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25439
Título: O desenvolvimento do empreendedorismo para mulheres da periferia
Título(s) alternativo(s): The development of entrepreneurship for women from the periphery
Autor(es): BARBOSA, Amanda Gabryella Castro
SANTOS, Guilherme Ferreira dos
OLIVEIRA, Letícia Ferreira de
MORAES, Stephanie Vieira de Oliveira
SOUZA, Taissa Santana de
Orientador(es): VASCONCELOS, Sandra Regina Pereira
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Empreendedorismo;Feminismo
Data do documento: Jun-2024
Editor: 199
Referência Bibliográfica: BARBOSA, Amanda Gabryella Castro. SANTOS, Guilherme Ferreira dos. OLIVEIRA, Letícia Ferreira de. MORAES, Stephanie Vieira de Oliveira. SOUZA, Taissa Santana de. O desenvolvimento do empreendedorismo para mulheres da periferia, 2024. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2024
Resumo: O empreendedorismo em mulheres periféricas é um tema que vem sendo debatido com frequência, isso porque é considerado um instrumento de desenvolvimento econômico e social, onde o indivíduo que empreende não busca apenas desenvolvimento econômico, ele busca uma mudança de vida. Desta maneira, muitas mulheres optam por empreender para melhorar sua situação financeira e para atuarem de forma mais participativa perante a sociedade. Estas empreendedoras têm características diferenciadas das demais, aspectos que para a nossa sociedade tem feito toda diferença já que são formadas por mulheres, mães, chefes de família e, muitas das vezes, que formam o perfil empreendedor. Nesta perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo principal identificar as características do comportamento das mulheres empreendedoras nas periferias, por meio de uma abordagem exploratória, através de um instrumento de coleta de dados, no caso um formulário realizado na plataforma Google Forms, com perguntas desenvolvidas para a análise de resultados. A partir dos resultados levantados, foram identificadas as características empreendedoras presentes nas entrevistadas e constatou-se que, em sua grande maioria, estas mulheres apresentam características essenciais que compõe um perfil empreendedor, apesar de apresentarem complicações financeiras, dificuldades em correr riscos calculados e de obter uma boa rede de contatos. Constatou-se também que, em sua maioria, as empreendedoras apresentam um grau de escolaridade médio e uma de suas maiores dificuldades é a falta de informação e de uma rede de contatos, um fator que influencia diretamente na abertura de um negócio, visto que a ausência desses fatores dificulta a introdução dessas mulheres no mercado empreendedor.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/25439
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adm_2024_1_e-n_amandagabryella_desenvolvimento.pdf366.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.