Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24593
Título: Barreiras comerciais na exportação do Brasil para a Argentina
Título(s) alternativo(s): Trade barriers in exports from Brazil to Argentina
Autor(es): OLIVEIRA, Naiara Carvalho Matias de
Orientador(es): LISBOA, Maria Fernanda Grosso
Outro(s) contribuidor(es): SIGRIST, José Estanislau
SILVA, Fernanda de Moraes
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Exportação;Mercosul
Data do documento: 29-Jun-2015
Editor: 105
Referência Bibliográfica: OLIVEIRA, Naiara Carvalho Matias de. Barreiras comerciais na exportação do Brasil para a Argentina, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2015.
Resumo: A Argentina é um grande parceiro comercial do Brasil e é um dos principais destinos das exportações brasileiras. O Brasil e a Argentina, em conjunto com outros países, fazem parte do Mercosul que visa dentre outros objetivos, o livre comércio, além de também possuírem o acordo bilateral ACE-14 que facilita o comércio do setor automotivo e participarem da OMC, que também visa a eliminação de restrições ao comércio. Porém os exportadores brasileiros vem sofrendo com as difíceis barreiras comerciais impostas pela Argentina. Mesmo com os benefícios oferecidos pelos acordos, as mercadorias enfrentam dificuldades na aduana Argentina, influenciando negativamente a balança comercial brasileira. A Argentina costuma agir com medidas protecionistas, porém a que recentemente vem causando maior desgaste nessa relação é a DJAI, uma licença de importação prévia, que passa por aprovação expressa na Argentina. O importador não consegue iniciar o processo sem ela, isso significa que restringe o processo. Sem a DJAI aprovada o importador não conseguem efetuar pagamentos ao exportador. O objetivo argentino ao implementar essa declaração foi o de controlar a saída de divisas, o que acaba se tornando uma restrição ao comércio internacional, que vai contra um dos princípios da OMC. Com a missão de demonstrar o que as empresas brasileiras têm feito nessa situação, foi aplicado o estudo de caso utilizando o questionário. Por fim, os resultados obtidos através da análise dos dados do mesmo apontaram que os exportadores brasileiros sentem dificuldades de atuar nesse mercado por causa das barreiras comerciais, especialmente a DJAI.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24593
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Naiara Carvalho Matias de Oliveira.pdf
  Restricted Access
1.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.