Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24583
Título: Principais dificuldades enfrentadas por empresas de cosméticos para inserirem seus produtos no mercado internacional
Título(s) alternativo(s): Main difficulties faced by cosmetics companies when inserting their products into the international market
Autor(es): MOURA, Fernanda Borges de
Orientador(es): LISBOA, Maria Fernanda Grosso
Outro(s) contribuidor(es): NOBREGA, Ricardo Sergio Neiva
NAKAHIRA, Érica Fabiana Alves
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Exportação;Cosméticos
Data do documento: 3-Jul-2015
Editor: 105
Referência Bibliográfica: MOURA, Fernanda Borges de. Principais dificuldades enfrentadas por empresas de cosméticos para inserirem seus produtos no mercado internacional, 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2015
Resumo: O anseio pela boa aparência sempre esteve presente na vida das pessoas, desde que começou a ser utilizado, há mais de 30 mil anos, o cosmético assume papel importante nesse aspecto. Para atender essa necessidade e também obter lucro a partir dela, surgiram empresas que passaram a produzir os mais diversos tipos de produtos que suprisse essa aspiração em todas as categorias. Atualmente podemos encontrar no mercado produtos destinados aos mais variados públicos, culturas, preferências, biotipos etc. Essas empresas hoje formam um aquecido setor – classificado no Brasil como setor de Produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC) – que cresce a cada ano trazendo resultados expressivos não só no faturamento, quanto também em questões sociais, uma vez que foi capaz de contribuir para o aumento da inserção da mulher no mercado de trabalho. Com o mercado brasileiro cada vez mais competitivo, as empresas precisam buscar diferenciais para se destacarem frente à concorrência e não perder faturamento, uma alternativa para esses desafios é buscar novos mercados por meio da internacionalização – processo que demanda várias etapas de pesquisas, investimento e avanço organizacional – que se concretiza pelo processo de exportação. Porém essa atividade apresenta muitas dificuldades no que diz respeito a agradar ao consumidor estrangeiro. Este trabalho tem como objetivo apresentar melhor este setor, por meio de um estudo exploratório, as dificuldades enfrentadas por empresas que desejam disseminar seus produtos no mercado internacional e também através de quais estratégias uma empresa brasileira, hoje uma das principais do mundo, conseguiu obter êxito nesse processo.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24583
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Borges de Moura.pdf
  Restricted Access
1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.