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dc.contributor.advisorJOÃO, Plínio Gabriel-
dc.contributor.authorMORALES, Amanda Sabino-
dc.contributor.authorVIEGAS, Jéssica Aparecida Cabrera-
dc.date.accessioned2024-09-20T18:14:51Z-
dc.date.available2024-09-20T18:14:51Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMORALES, Amanda Sabino. VIEGAS, Jéssica Aparecida Cabrera. Responsabilidade ambiental como marketing nas empresas. 2020. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial) - Faculdade de Tecnologia Prof. José Arana Varela, Araraquara, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/24061-
dc.descriptionPublicado na revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, ISSN: 2448-0959. Referência bibliográfica: MORALES, Amanda Sabino. VIEGAS, Jéssica Aparecida Cabrera. JOÃO, Plinio Gabriel. Responsabilidade ambiental como marketing nas empresas. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, ed. 11, v 22, p. 98-120. Nov. 2020. ISSN: 2448-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/marketing-nas-empresas. Acesso em 19 set. 2024pt_BR
dc.description.abstractEste artigo teve o objetivo de discutir a evolução conceitual que influenciou e continua influenciando a conscientização das empresas frente às necessidades de processos de gestão ambiental. Com isso, procurou descrever princípios e fundamentos da sustentabilidade; identificar práticas de gerenciamento e descartes de resíduos como medidas empresariais que mostram a preocupação e mobilização no âmbito da gestão ambiental e mostrar que a responsabilidade ambiental das empresas pode ser utilizada como marketing positivo. Foi adotada a pesquisa descritiva, explicativa e qualitativa, apoiada em pesquisa bibliográfica como livros, artigos científicos, teses e dissertações abordando os trabalhos históricos e atuais. Com o resultado da pesquisa, foi possível concluir sobre a importância da conscientização e mobilização social acerca da gestão ambiental empresarial e como esse fator pode ser um marketing positivo para as empresas.pt_BR
dc.description.abstractThis article aimed to discuss the conceptual evolution that has influenced and continues to influence the awareness of companies regarding the needs of environmental management processes. With that, it sought to describe principles and fundamentals of sustainability; identify waste management and disposal practices as business measures that show concern and mobilization within the scope of environmental management and show that companies' environmental responsibility can be used as positive marketing. Descriptive, explanatory and qualitative research was adopted, supported by bibliographic research such as books, scientific articles, theses and dissertations addressing historical and current works. With the result of the research, it was possible to conclude about the importance of awareness and social mobilization about corporate environmental management and how this factor can be a positive marketing for companies.pt_BR
dc.description.sponsorshipCurso Superior de Tecnologia em Gestão Comercialpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher288pt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectResponsabilidade ambientalpt_BR
dc.subject.otherGestão e Negóciospt_BR
dc.titleResponsabilidade ambiental como marketing nas empresas.pt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental responsibility as marketing in business.pt_BR
dc.typeArtigo científicopt_BR
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