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Título: A importância da educação financeira para os jovens no Brasil
Título(s) alternativo(s): The importance of financial education for young people in Brazil
Autor(es): SIGRIST, Rafael Felippe Cardeal
Orientador(es): ZOTTE JUNIOR, Laerte
Outro(s) contribuidor(es): CAMPOS, João Manoel de
SILVA, Benedito Carlos Florêncio
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Educação financeira;Ensino e aprendizagem
Data do documento: 2020
Editor: 105
Referência Bibliográfica: SIGRIST, Rafael Felippe Cardeal. A importância da educação financeira para os jovens no Brasil, 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Indaiatuba "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2020.
Resumo: No atual cenário do Brasil, é possível identificar diversas questões relacionadas a problemas econômicos que interferem de diversas formas na vida das pessoas, gerando problemas como a inadimplência e endividamentos. A partir disso é que a Educação Financeira mostra a sua importância na vida das pessoas, pois, com sua inserção na educação básica dos jovens, ela poderá ser capaz de mudar a maneira como os recursos financeiros pessoais são administrados e assim melhorar as perspectivas para as futuras gerações. Portanto, levando em conta a relevância do tema deste trabalho, seu objetivo é demonstrar a importância que a Educação Financeira possui sobre os jovens nas escolas do Brasil, de forma a preveni-los dos endividamentos e ampliar o conhecimento acerca da área para uma melhor gestão de recursos financeiros no futuro. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho baseou-se em uma Pesquisa de Campo, que visou gerar dados a serem utilizados para uma avaliação da relevância da Educação Financeira na vida das pessoas entrevistadas, o teor da análise posteriormente realizada foi descritiva e exploratória, com natureza qualitativa. Os resultados obtidos com a interpretação da pesquisa possibilitaram a confirmação de que a grande maioria das pessoas do Brasil não tiveram acesso a aulas básicas de Educação Financeira em seu período escolar, o que se tornou um fator contribuinte para a situação de alta taxa de endividamento no país. Para concluir, há sim possibilidade de futuramente o cenário observado se reverter, mas para isso será necessário um grande esforço das autoridades competentes para se difundir e priorizar o ensino de finanças nas grades curriculares dos jovens, além disso, há alternativas provenientes da tecnologia que podem auxiliar a se difundir e facilitar o acesso a uma boa administração de recursos financeiros.
In the current scenario in Brazil, it is possible to identify several issues related to economic problems that interfere in different ways in people's lives, generating problems such as default and indebtedness. Financial Education is very important in people's lives, because with its insertion in the basic education of young people it may be able to change the way personal financial resources are managed and thus improve the prospects for future generations . Therefore, taking into account the relevance of the theme of this work, its objective is to demonstrate the importance that Financial Education has on young people in schools in Brazil, in order to prevent them from indebtedness and expand knowledge about the area for better management financial resources in the future. The methodology used for the development of the work was based on a Field Research that aimed to generate data used to assess the relevance of Financial Education in the lives of the people interviewed, the content of the analysis subsequently carried out was descriptive and exploratory, with a qualitative nature. The results obtained with the interpretation of the research made it possible to confirm that the vast majority of Brazil did not have access to basic Financial Education classes during their school period, which has become a contributing factor to the situation of high indebtedness in the country. To conclude, there is a possibility that the observed scenario may reverse in the future, but for this it will be necessary a great effort by the competent authorities to spread and prioritize the teaching of finance in the curriculum of young people, in addition, there are alternatives from technology that can help to spread and facilitate access to good management of financial resources.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23378
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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