Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23332
Título: A proteção de capitais a receber de uma exportação ao Paraguai
Título(s) alternativo(s): Protection of capital receivable from an export to Paraguay
Autor(es): MEIRELES, Gabriel de Oliveira
Orientador(es): NOBREGA, Ricardo Sergio Neiva
Outro(s) contribuidor(es): SIGRIST, José Estanislau
PEDROSO, Julia Cristina
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Comércio internacional;Carta de crédito;Ação de pagamento
Data do documento: 3-Dez-2019
Editor: 105
Referência Bibliográfica: MEIRELES, Gabriel de Oliveira. A proteção de capitais a receber de uma exportação ao Paraguai, 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Comércio Exterior) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2019.
Resumo: No comércio internacional, é de extrema importância a garantia da proteção dos capitas a receber de uma empresa, tendo em vista os diversos riscos aos quais ela fica exposta. Tendo em vista esse cenário, a área financeira de uma empresa é uma das responsáveis por efetuar essa proteção e, por isso, é de suma importância para uma organização. Diante disso, o objetivo específico dessa pesquisa é demonstrar de que forma pode-se efetuar a proteção dos recebíveis da empresa objeto de estudo Candy Braz. Partindo dessa premissa, foram levantadas duas hipóteses para solução do problema, que é efetuar a proteção desses recebíveis - escolher uma modalidade de pagamento internacional adequada: remessa sem saque, pagamento antecipado, cobrança documentária ou carta de crédito; ou efetuar a contratação de um Seguro de Crédito à Exportação. A metodologia utilizada foi embasada em análise qualitativa. A pesquisa foi conduzida por meio de coleta de dados em pesquisas bibliográficas. Com base no estudo realizado, foi constatado que o Seguro de Crédito à Exportação, bem como as modalidades de pagamento remessa sem saque, cobrança documentária e carta de crédito demonstram ser pouco efetivos na obtenção de garantia do pagamento, por questões como alto custo na operação para Candy Braz, e alto risco de inadimplência, tendo em análise também o porte da empresa. Portanto, a melhor maneira da Candy Braz obter garantia do recebimento do pagamento do Grupo Salemma é por meio da modalidade de pagamento antecipado, modalidade essa que se trata do recebimento do pagamento do importador prévio ao envio da mercadoria ao país de destino, sendo assim, oferece risco zero de inadimplência.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23332
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIEL DE OLIVEIRA MEIRELES.pdf
  Restricted Access
1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.