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Título: Aplicação de técnica de big data para análise comparativa do desempenho acadêmico dos alunos formados pela Fatec Indaiatuba nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão Empresarial
Título(s) alternativo(s): Application of big data techniques for comparative analysis of the academic performance of students graduated from Fatec Indaiatuba in Systems Analysis and Development and Business Management courses
Autor(es): SANTELLO, Gabriel Vieira
Orientador(es): TOMAZELA, Maria das Graças Junqueira Machado
Outro(s) contribuidor(es): PONTES, Aldo Nascimento
PANSONATO, Ramon
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Análise de dados;Linguagem de programação
Data do documento: 9-Dez-2019
Editor: 105
Referência Bibliográfica: SANTELLO, Gabriel Vieira. Aplicação de técnica de big data para análise comparativa do desempenho acadêmico dos alunos formados pela Fatec Indaiatuba nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão Empresarial, 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas) - Faculdade de Tecnologia "Dr. Archimedes Lammoglia", Indaiatuba, 2019.
Resumo: Os modelos analíticos para interpretação de dados extraídos de plataformas educacionais podem auxiliar na análise e visualização de informações, ajudando a prever o desempenho dos alunos, gerando recomendações, fornecendo feedback, dentre outras aplicações. Atualmente, muitas instituições de ensino usam a análise de dados para melhorar os serviços que fornecem, tanto direta quanto indiretamente. Um fator importante em relação ao sucesso de instituições de ensino, como faculdades, é o índice de retenção de alunos no curso com bom desempenho destes na área de formação, que também é afetado diretamente pela compreensão do currículo de disciplinas fornecido pelo curso. Nesse contexto, a implementação de técnicas de Big Data oferece uma grande oportunidade, pois possibilita trabalhar com um grande volume de dados e métricas, como os dados que relacionam o desempenho do aluno durante o curso e os pontos a serem melhorados. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo aplicar ferramentas de Big Data para analisar o desempenho acadêmico dos alunos da FATEC Indaiatuba dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão Empresarial, obtidos no cadastro das disciplinas no sistema SIGA das FATECs, comparando parâmetros relevantes entre os cursos, visando a apoiar a tomadas de decisão na faculdade em ações educacionais e para redução de evasão de alunos. Na fundamentação teórica são apresentados alguns trabalhos relacionados à análise de dados e aplicação das técnicas de Big Data em instituições de ensino, que sustentam a pesquisa. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa experimental, composta pela revisão bibliográfica de artigos relacionados, aplicação da técnica de técnicas de Big Data por meio das bibliotecas Pandas e Matplotlib para Python para processamento dos dados e visualização dos resultados. Assim foi possível determinar a relação entre o resultado acadêmico dos alunos (aprovações, reprovações e desistências), informações sobre quais semestres são mais propensos para o aluno desistir do curso e a influência da origem do aluno (escola pública ou particular) com os níveis de evasão, possibilitando maior engajamento do corpo discente e trazendo novos direcionamentos para as Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATECs).
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23311
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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