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Título: Gestão das exportações de micro e pequenas empresas brasileiras
Título(s) alternativo(s): Export management for Brazilian micro and small companies
Autor(es): FISCHER, Matheus
Orientador(es): SCUDELER, Valéria Cristina
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Exportação;Microempresas;Comércio exterior
Data do documento: Nov-2022
Editor: 175
Referência Bibliográfica: FISCHER, Matheus. Gestão das exportações de micro e pequenas empresas brasileiras. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2022.
Resumo: Nos dias atuais, nenhum país é capaz de produzir tudo que sua população precisa e quer, por isso existe o comércio exterior. Dentro do comércio exterior, tem-se a importação e exportação, cumprindo o papel de atender as necessidades de bens e serviços que o país não pode produzir. A maior parte da população pensa que exportação só pode ser realizada por grandes e médias empresas. Porém, as micro e pequenas empresas (MPE’s) tem participado crescentemente no comércio internacional. Desse modo, este artigo tem como objetivo mostrar a importância das micro e pequenas empresas na exportação do Brasil. Levando informação para MPE´s que pretendem ingressar com seus produtos no exterior, mostrando barreiras e o que deve ser feito para expandir no mercado internacional. A metodologia deste artigo compõe-se de uma revisão bibliográfica abordando a definição de exportação, o conceito de MPE´s, como ingressar no mercado e um panorama de sua atuação como exportadora brasileira. Observou-se que o Brasil tem um número grande de MPE's, e que o valor exportado em alguns setores é maior do que o das grandes empresas, mas com alguns entraves acaba prejudicando o aumento das empresas desse porte, mesmo com um número grande de empresas o valor exportado é relativamente muito baixo. É possível notar que o governo pretende auxiliar mais esses empreendedores pequenos e micro para melhorar o valor exportado, uma forma de observar isso é a criação do site Global Trade Hub, deixando a carga tributária menor.
Nowadays, no country is able to produce everything it´s population needs and wants, so there is foreign trade. Within foreign trade, there is import and export fulfilling the role of meeting the needs of goods and services that the country cannot produce. Most of the population thinks that exports can only be carried out by large and medium-sized companies. However, micro and small companies (MSE´s) have increasingly participated in international trade. In this way, this article aims to show the importance of micro and small companies in Brazil´s export. Bringing information to MSE´s that intend to enter with their products abroad, showing barriers and what must be done to expand in the international market. the methodology of this article is composed of a bibliographical revision approaching the definition of exportation, the concept of MSE´s, how to enter the market and an overview of its performance as a Brazilian exporter. It was observed that Brazil has a large number of MSE´s, and that the exported value in some sectors is greater than that of large companies, but with some obstacles it ends up harming the growth of companies of this size, even with a large number of companies the exported value is relatively very low. It is possible to notice that the government intends to further assist these small and micro entrepreneurs to improve the value exported, one way to observe this is the creation of the Global Trade Hub website, leaving the tax burden lower.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23219
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