Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23089
Título: Sustentabilidade socioambiental como instrumento de diferenciação e competitividade mercadológica
Título(s) alternativo(s): Socio-environmental sustainability as an instrument of differentiation and market competitiveness
Autor(es): SILVA, Carla Micheli da
SANTOS, Queren Silva dos
Orientador(es): LIMA, Thiago Hernandes de Souza
Outro(s) contribuidor(es): PEPECE JUNIOR, Antônio Rafael
OLIVA, Rafael Augusto
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Sustentabilidade;Responsabilidade social
Data do documento: 20-Jun-2024
Editor: 275
Referência Bibliográfica: SILVA, Carla Michelida; SANTOS, Queren Silva dos. Sustentabilidade socioambiental como instrumento de diferenciação e competitividade mercadológica. S.P, 2024. Trabalho de conclusão de curso. (Curso superior de tecnologia em Gestão Comercial). Faculdade de Tecnologia de Assis, Prof. Dr. José Luiz Guimarães. Assis, 2024.
Resumo: No cenário empresarial contemporâneo, as certificações ambientais não apenas diferenciam empresas no mercado, mas também são imperativas para promover sustentabilidade e responsabilidade social. Essas certificações validam práticas ambientais responsáveis e demonstram um compromisso claro com o meio ambiente e as comunidades. Ao adotá las, as empresas não só melhoram sua reputação junto a consumidores conscientes, mas também reduzem custos operacionais, melhoram eficiência energética e acessam novos mercados. Além dos benefícios econômicos, as certificações promovem empregos verdes e contribuem para o desenvolvimento local sustentável. A revisão da literatura abordou o impacto das certificações, a evolução do pensamento ambientalista, a integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e a gestão ambiental nas organizações. Apesar dos desafios como custos iniciais elevados e resistência organizacional, investir em certificações ambientais e alinhar-se aos ODS representa uma vantagem competitiva decisiva e uma necessidade ética no contexto global atual.
In the contemporary business scenario, environmental certifications not only differentiate companies in the market, but are also imperative to promote sustainability and social responsibility. These certifications validate responsible environmental practices and demonstrate a clear commitment to the environment and communities. By adopting them, companies not only improve their reputation among conscious consumers, but also reduce operating costs, improve energy efficiency and access new markets. In addition to the economic benefits, certifications promote green jobs and contribute to sustainable local development. The literature review addressed the impact of certifications, the evolution of environmentalist thinking, the integration of the UN Sustainable Development Goals and environmental management in organizations. Despite challenges such as high initial costs and organizational resistance, investing in environmental certifications and aligning with the SDGs represents a decisive competitive advantage and an ethical necessity in the current global context.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23089
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Sustentabilidade socioambiental como instrumento de diferenciação e competitividade mercado.pdf
  Restricted Access
302.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.