Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23061
Título: Comunicação e relações de poder na organização
Título(s) alternativo(s): Communication and power relations in the organization
Autor(es): LIMA, Rogério Rodrigues de
Orientador(es): FORMAGGIO, Filomena Maria
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Comunicação na administração;Estrutura organizacional;Liderança
Data do documento: Jun-2022
Editor: 175
Referência Bibliográfica: LIMA, Rogério Rodrigues de. Comunicação e relações de poder na organização. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, 2022.
Resumo: Este trabalho pesquisa a relação entre a comunicação e o poder no interior das organizações, a fim de considerar o modo como a comunicação pode mediar as relações de poder na empresa. A comunicação está presente no desenvolvimento histórico da própria humanidade desde suas associações mais primitivas. As empresas são associações organizadas, em geral de forma burocrática, que se comunicam interna e externamente. Em toda forma administrativa existe uma relação de poder entre os públicos internos, os vários cargos e os departamentos que compõem a organização. Urge então a reflexão sobre uma nova perspectiva da comunicação empresarial, apresentando a comunicação dialógica como ferramenta de intermediação das relações de poder no interior da organização. Sendo assim, o presente trabalho também pretende investigar os conceitos em torno da organização, buscará ainda o sentido do poder administrado no interior da empresa e, por fim, analisará o papel intermediador da comunicação dialógica para as relações de poder na organização.
This work investigates the relationship between communication and power within organizations, in order to consider the way in which communication can mediate power relations in the company. Communication is present in the historical development of humanity itself from its most primitive associations. Companies are organized associations, usually in a bureaucratic way, that communicate internally and externally. In every administrative form, there is a power relationship between the internal publics, the various positions and departments that make up the organization. It is therefore urgent to reflect on a new perspective of business communication, presenting dialogic communication as a tool for intermediation of power relations within the organization. Therefore, the present work also intends to investigate the concepts around the organization, it will also seek the meaning of the power administered within the company and, finally, it will analyze the intermediary role of dialogic communication for the power relations in the organization.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23061
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gestaoempresarial_2022_1_rogeriolima_comunicacaoerelacoesdepodernaorganizacao.pdf
  Restricted Access
297.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.