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Título: ESG e Valuation – como investimentos ambientais, sociais e de governança afetam o valor de mercado de uma empresa
Título(s) alternativo(s): ESG and Valuation - how environmental, social and governance investments affect a company's market value
Autor(es): OLIVEIRA, Mira Melke de
Orientador(es): SCUDELER, Valéria Cristina
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Responsabilidade ambiental;Governança corporativa;Valor da marca;Capital (economia)
Data do documento: Jun-2022
Editor: 175
Referência Bibliográfica: OLIVEIRA, Mira Melke de. ESG e Valuation – como investimentos ambientais, sociais e de governança afetam o valor de mercado de uma empresa. Trabalho de Graduação (Curso Superior em Tecnologia em Gestão Empresarial) – Faculdade de Tecnologia de Piracicaba "Deputado Roque Trevisan", Piracicaba, ano.
Resumo: ESG (Environmental, Social and Governance) é uma sigla que engloba o respeito ao meio ambiente, às questões sociais e às boas práticas de governança dentro de uma instituição. O objetivo principal do artigo foi avaliar como investimentos ESG influenciam o valor de mercado de empresas. Para tanto, foram considerados os comportamentos dos índices de Sustentabilidade (ISE) e Governança (IGNM) e o posicionamento das empresas brasileiras em relação a fatores ESG. Atualmente, apenas 25 empresas do IBOV, o principal índice da Bolsa de Valores, também participam dos Índices de Sustentabilidade e Governança. Dessas 25, apenas 8 apresentaram desempenho excelente e alto grau de transparência nos relatórios públicos de dados materiais de ESG. A fim de estabelecer um Benchmark, foram avaliados os relatórios anuais de três empresas de diferentes setores que se destacam em ESG. Além disso, três principais razões para investir em ESG foram apontadas: gestão de riscos e aproveitamento de oportunidades; obtenção de crédito diferenciado com consequente redução do custo de capital e melhoria da reputação dessas empresas diante da sociedade e de investidores. O artigo aponta que os fatores ESG devem ser considerados no cálculo do valuation das empresas utilizando o método do Fluxo de Caixa Descontado, incluindo os riscos e oportunidades que cada empresa está sujeita no cálculo fluxo de caixa operacional ou diretamente na taxa de desconto, que considera o custo de capital. Investir em ESG não é apenas uma exigência do mercado consumidor, uma estratégia de marketing ou uma adequação da empresa às legislações ambientais e sociais cada vez mais rígidas, mas um compromisso que a empresa assume com o desenvolvimento sustentável da própria empresa e do planeta.
ESG (Environmental, Social and Governance) is an acronym that encompasses respect for the environment, social issues and good governance practices within an institution. The main objective of the article was to evaluate how ESG investments influence the market value of companies. Therefore, the behavior of the Sustainability (ISE) and Governance (IGNM) indices and the positioning of Brazilian companies in relation to ESG factors were considered. Currently, only 25 companies on the IBOV, the main stock exchange index, also participate in the Sustainability and Governance Indexes. Of those 25, only 8 showed excellent performance and a high degree of transparency in public reporting of material ESG data. In order to establish a Benchmark, the annual reports of three companies from different sectors that stand out in ESG were evaluated. In addition, three main reasons to invest in ESG were pointed out: risk management and taking advantage of opportunities; obtaining differentiated credit with consequent reduction of the cost of capital and improvement of the reputation of these companies before society and investors. The article points out that ESG factors should be considered when calculating the valuation of companies using the Discounted Cash Flow method, including the risks and opportunities that each company is subject to in calculating operating cash flow or directly in the discount rate, which considers the cost of capital. Investing in ESG is not just a requirement of the consumer market, a marketing strategy or an adaptation of the company to the increasingly strict environmental and social legislation, but a commitment that the company assumes with the sustainable development of the company itself and the planet.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23059
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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