Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/2246
Título: O papel das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) na gestão do conhecimento
Título(s) alternativo(s): The role of Information and Communication Technologies (ICTs) in knowledge management
Autor(es): BUCK, Aline Evelin
Orientador(es): GARCIA, Carlos Henrique Menezes
Outro(s) contribuidor(es): MORAES, Cristine do Carmo Schmidt Bueno de
SCHLUTER, Mauro Roberto
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Gestão do conhecimento;Sistemas de informação;Inovações tecnológicas
Data do documento: 24-Jun-2015
Editor: 004
Referência Bibliográfica: BUCK, Aline Evelin. O papel das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) na gestão do conhecimento, 2015. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2015
Resumo: No mundo hoje, globalizado e moderno, o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo, sendo a capacidade das organizações em se adaptar as mudanças do seu ambiente externo e superar seus concorrentes, fator primordial para a sua sobrevivência. Nesse contexto a inovação constante em todas as áreas da organização torna-se a principal vantagem competitiva de uma empresa. Lucra mais quem inova mais. Seja na utilização de uma nova matéria prima, no desenvolvimento de um novo produto, na criação de novos métodos produtivos ou no melhoramento dos já existentes. E a força motriz da inovação é o conhecimento. É ele o motivador da inovação e da criação, e consequentemente, a razão do sucesso ou fracasso das empresas. Por essa razão este trabalho tem como objetivo estudar a gestão do conhecimento, a fim de conhecer as práticas que podem ser utilizadas neste contexto para criar uma empresa inovadora e de sucesso. Ademais, será estudado como as ferramentas de tecnologia de informação e comunicação (TICs) auxiliam neste processo. O estudo abordará em um primeiro momento as teorias existentes sobre o assunto e em seguida será feito um survey, através da aplicação de um questionário, para se analisar as práticas abordadas pela teoria que são adotadas pelas empresas, a fim de se ter um diagnóstico da realidade das empresas brasileiras em relação ao assunto.
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/2246
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20151S_BUCKAlineEvelin_CD2130.pdf
  Restricted Access
624.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.