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Título: A utilização do jogo “opus” como ferramenta imersiva para o ensino de gestão de conflitos
Título(s) alternativo(s): Using the “opus” game as an immersive tool for teaching conflict management
Autor(es): MARQUES, João Paulo Pereira
Orientador(es): ANDRADE, Alecsandro Michael de
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Administração de conflitos;Jogos educativos
Data do documento: 25-Jun-2024
Editor: 095
Referência Bibliográfica: MARQUES, João Paulo Pereira. A utilização do jogo “opus” como ferramenta imersiva para o ensino de gestão de conflitos, 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica de Assis Pedro D'Arcádia Neto, Assis, 2024
Resumo: O presente estudo trata-se de um resumo estendido referente a experiência dos alunos do curso Técnico de Administração sobre a criação e implementação de um jogo educativo com o propósito de ofertar aprendizagem sobre gestão de conflitos de forma didática e lúdica. Utilizando metodologias como pesquisa bibliográfica, qualitativa, observações e por meio de questionário. Durante as aulas de planejamento de trabalho de conclusão de curso foi criado um protótipo e após revisão o jogo educativo foi confeccionado e aplicado como meio de experimentação entre os alunos do eixo de gestão e negócios, alunos de outros cursos, professores e convidados externos. Os resultados revelaram uma reação positiva, destacando o design atrativo, textos e imagens alinhados à temática, regras claras e aprendizado facilitado. Houve menções sobre desafio, dinamismo e inovação. Com isso, os pesquisadores acreditam que esta metodologia ativa pode contribuir para uma aprendizagem significativa sobre a temática, alcançando, portanto, o seu objetivo de tornar o aprendizado de Administração acessível e agradável, promovendo uma disseminação eficaz do conhecimento.
The present study is an extended summary regarding the experience of students on the Technical Administration course on the creation and implementation of an educational game with the purpose of offering learning about conflict management in a didactic and playful way. Using methodologies such as bibliographical, qualitative research, observations and questionnaires. During the course completion work planning classes, a prototype was created and after review, the educational game was created and applied as a means of experimentation among management and business students, students from other courses, teachers and external guests. The results revealed a positive reaction, highlighting the attractive design, texts and images aligned to the theme, clear rules and facilitated learning. There were mentions about challenge, dynamism and innovation. Therefore, the researchers believe that this active methodology can contribute to meaningful learning on the subject, therefore achieving its objective of making Administration learning accessible and enjoyable, promoting an effective dissemination of knowledge.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/22398
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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